O vereador João Negão usou seu tempo de fala na tribuna na sessão desta segunda-feira para fazer um desabafo sobre o polêmico Projeto de Lei 040/2012 que regulamenta a criação de cães de raças perigosas como Pitt Bull e Rottweiler e ainda prevê o sacrifício de animais abandonados. O projeto causou revolta em redes sociais mobilizando acadêmicos e representantes de Organizações Não Governamentais (Ongs) que repudiaram a atitude do vereador. O projeto entraria na pauta da sessão de segunda-feira, mas foi retirado a pedido do próprio vereador para adequações e realização de audiência pública.

Contudo o vereador declara a manifestação de internautas em redes sociais como ofensivas e racistas destacando a atitude de dois deles, como oportunista. “Isso é oportunismo. As pessoas não produzem não fazem nada sonham em ser vereador e não conseguem. E ai aproveita a oportunidade, como agredir o João Negão? Atacar a cor da pele”, diz.

A crítica direcionada ao facebook conforme o edil, não foi pelo projeto, mas pelo vereador João Negão. “Um dos que me criticaram saiu candidato a vereador e fez 130 votos. É um imbecil de uma Hilux branca que anda na cidade”, afirma. O vereador declara que na oportunidade que foi prefeito de Tangará da Serra por 15 dias, este mesmo cidadão, disse na fila de um banco que “Tangará estava uma beleza que até aquele negro era prefeito. O empresário ‘Feijão’ que estava à sua frente ouviu e me contou. E esse empresário que a propósito também é negro”, ressalta.

O vereador disparou ainda que as duas pessoas que o criticaram ofensivamente praticaram ato de racismo no facebook. “Vou procurar a página, analisar e me aprofundar no assunto com meu advogado. Se realmente houve prática de racismo uma ação será produzida”, conclui.

ROYALTIES – Durante seu pronunciamento o vereador teceu críticas a um secretário da atual gestão de Saturnino Masson sobre a questão dos royalties. “Foi só o Fábio [prefeito eleito] vir aqui, a Câmara se manifestar produzir documento e divulgar para que Tangará soubesse da preocupação, me aparece esse papagaio de pirata. Aquele que não consegue se colocar no lugar dele”, diz. João Negão fala ainda que “tudo que você faz e projeta ele já tinha, já sabia. O secretário falou que fez essa reivindicação na Marcha de Prefeitos em Brasília no mês de julho junto com Saturnino. Mentira descabida e deslavada desse secretário incompetente, que está ali [secretaria] como cabide de emprego. Fui procurar nos arquivos e encontrei o secretário na marcha que aparece em rede nacional – programa CQC – dormindo. E agora ele vem no meio de comunicação dizendo que participou da reunião”, declara.

Fonte: Redação RP