Tangará da Serra é destaque estadual na prevenção ao câncer do colo do útero

Depois de três anos aquém da expectativa, Secretaria Municipal de Saúde supera meta para exames preventivos.

Depois de três anos abaixo da média, a Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra superou a meta de coleta de material para exame preventivo do câncer do colo do útero. A meta superada refere-se ao primeiro semestre deste ano, em que o município obteve uma média mensal de 461 exames ante uma meta fixada de 437 exames pela Secretaria de Estado de Saúde.

No ofício 192/12, o Escritório Regional de Saúde de Tangará da Serra parabeniza a Secretaria de Saúde do município pelo empenho nas coletas para o exame. “Analisando o número de exames realizados nos seis primeiros meses deste ano, foi coletado uma média de 461 exames e, na oportunidade, parabenizamos toda a equipe pelo empenho (...)”, diz o documento.

Os exames em questão são da modalidade citopatológicos cérvico-vaginais para mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos. Nestes, o pico de coleta de materiais foi em março, com 1.234 coletas para análise e monitoramento, seguido de abril, com 438.

A coordenadora de Atenção Básica da SMS, Erislane Aparecida Oliveira Silva, explica que a superação das metas se deve à motivação da equipe da secretaria, planejamento e as mudanças na política de saúde pública adotada pelo município. “Toda a equipe buscou esta superação. Nossos números foram ainda maiores porque coletamos materiais de mulheres fora da faixa etária de 25 a 64 anos, que não entram nestas estatísticas”, finalizou.

Fonte: Assessoria / SMS