Candidatos permanecem sem crédito com maioria de eleitores

Qual é o verdadeiro tema do momento? Sem dúvidas é a eleição municipal de 2012, que está aquecendo o cenário político de todos os municípios do estado e, sobretudo, do país. Em Tangará da Serra, isto não é diferente, três coligações disputando assiduamente o voto do eleitor. E por falar em voto, escolha, este é um dos pontos mais discutidos em época de eleição, o que o eleitor realmente avalia para escolher os seus candidatos.

Nas majoritárias, por exemplo, três candidatos distintos, Fábio Junqueira (PMDB), Rubens Jolando (PR) e Saturnino Masson (PSDB), apresentam seus planos de governo e coligações com interesses e argumentos diferentes, na busca da vitória no dia 07 de outubro. Estes argumentos, além do histórico de vida, tanto profissional, pessoal e político de cada candidato é o que condiz as dúvidas para os eleitores.

No entanto, esta opinião do eleitor, os seus requisitos para escolher o candidato estão cada vez mais discretos e dificeis de se prever. Nunca se sabe o que um indivíduo pensa ou conclui sobre alguém, nunca se sabe o que é aceito ou considerado correto por cada pessoa. Estas incertezas são o que fazem da eleição, algo cada vez mais complexo de se solucionar e para os que conquistam a vitória, o consagramento de grandes estrategistas.

Procurando identificar esta opinião do eleitor, que o jornal Diário da Serra, lançou algumas enquetes em redes sociais, os resultados alguns esperados e outros um tanto inusitados. Sem travas na língua, os internautas argumentaram e literalmente, ´soltaram o verbo´ em seus comentários na postagem, contribuindo para um resultado preocupante do cenário político atual.

Uma universitária destacou “como acreditar em promessas que sabemos que não serão cumpridas? Política para mim já é algo que destaco como crime, uma vez que todos que entram prometem e não cumprem, cometem falhas, muitas vezes tão prejudiciais quanto muitos outros crimes por aí”, argumentou ela, destacando que seu voto será nulo nestas eleições, “meu voto será nulo! Acredito que o voto nulo representa um manifesto do eleitor que está desacreditado dos políticos atuais”, complementou.

Outros destacaram que o que deve ser avaliado é o histórico de vida de cada candidato, “acredito que devemos olhar a vida deste candidato, o que já fez, o que já administrou, seu patrimônio, histórico político, enfim, são fatores que acredito que acabam contribuindo para uma melhor escolha na hora de votar”, informou um internauta.

CORRUPÇÃO – Alguns comentários esporádicos, mais a grande maioria com uma opinião em comum. Eleitores estão relacionando e aliando os candidatos, os políticos com corruptos. Infátivos, em seus comentários eles decretam que só do fato de se entrar na política o indivíduo já está se corrompendo, “às vezes o cara é uma excelente pessoa, muito conhecida pelas suas ações, gosta de ajudar as pessoas. Daí através deste destaque é chamado para entrar na política e acaba se corrompendo, virando corrupto também. (…) Acredito que ninguém escapa, todos são, todos roubam, as coisas faceis sempre são muito atraentes, principalmente para quem está na política”, salientou um dos internautas.

Uma internauta ao comentar a postagem chegou a satirizar com o ato de votar, “bem estou leiloando o meu voto! Meu principal critério é quem paga mais, meu voto não é barato! (…) Já que eles roubam tanto após serem eleitos, tenho que tirar proveito disso nas eleições”, argumentou se dizendo descrente a qualquer tipo de candidato que afirma que contribuirá para o desenvolvimento do município, “todo mundo vai fazer isto, vai fazer aquilo, mas o que vemos? Nada sendo feito e nunca se tem dinheiro para nada, não dá para entender”.

O contexto é preocupante, para os dois lados candidato e eleitor. Para o candidato é de seguir as legislações e trabalhar na busca da ética, da realização de serviços em benefício da comunidade. Já para o eleitor como acreditar com tantas decepções que acontecem no país inteiro? Como estes eleitores decidirão os seus candidatos tendo um pensamento tão descrente, tão incoformado com os resultados na política? Em suma, o momento é aguardar e ficar a espera das análises dos eleitores para com os candidatos, almejando que as eleições sejam pacíficas e que os votos aconteçam de maneira consciente.

Fonte: Paulo Ramos - Redação DS