Câmara volta hoje do recesso legislativo

O ano é de eleição. Logo, os olhares se voltam para as ações e os projetos votados e aprovados ou não na Câmara de Vereadores. O exercício do legislativo que um deles é o de fiscalizar o executivo, acaba sendo o de ser fiscalizado, pela população, no caso eleitores e, sobretudo, por candidatos que almejam um espaço, uma cadeira na casa de leis do município. 

Esta busca, acaba fazendo com que sessões antes vazias, sem público presente, acabem ficando lotadas, ou pelo menos com um número maior. Esta preocupação tardia é algo notório e factual, a população acaba se preocupando mais no último ano do mandato político, o que dificulta nas análises para a nova escolha na hora de votar. 

Algumas questões e pontos os vereadores terão que tomar certo cuidado, devido as proibições e as limitações que o ano eleitoral proporciona para o poder executivo, quanto para o legislativo, o que insere mais ainda a fiscalização nos serviços prestados pela casa. 

SALÁRIO – Uma informação chegou até a nossa equipe de reportagem de que já estaria em desenvolvimento na Câmara, uma discussão sobre o aumento de salário dos vereadores para o próximo mandato, uma vez que eles possuem um prazo para deixar aprovado esta nova remuneração. 

A questão é que a informação foi desmentida por alguns vereadores, que informaram que ainda não há um projeto específico, mas que a discussão realmente tem que ter. Os vereadores ainda destacaram que a aprovação de um aumento é algo opcional, não é obrigatório. 

Em Tangará da Serra o salário de um vereador, passa a casa dos R$ 4 mil, mas ainda está abaixo do máximo que é permito em lei, que é o de 20% do salário de um deputado estadual. Esta discussão deverá ser analisada de perto, por todos os representantes de partidos e também pela população em geral. 

A volta dos trabalhos do legislativo, se dará hoje com a Sessão Ordinária, a partir das 19h, no Plenário Daniel Lopes da Silva, da Câmara Municipal de Tangará da Serra. A sessão é aberta a toda a população interessada em acompanhar o desenvolvimento de projetos de lei do município. 

Fonte: Paulo Ramos - Redação DS