SEMEC e APAE promovem evento sobre educação especial e inclusiva

Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) e APAE/Escola Raio de Sol promovem, de 30 de julho a 03 de agosto, o 4º Seminário Estadual de Educação Especial e o 4º Seminário Municipal de Educação Inclusiva. Os eventos serão realizados no auditório da APAE, no Jardim do Lago.

O tema do evento será “Construindo Caminhos para uma Inclusão Responsável, que Respeite a Diversidade Humana” e, dentro do tema nacional, “Em busca de igualdade. Estamos aqui!”. Abertura será com a palestra da terapeuta ocupacional Paraense, Ana Virgínia Moraes, sobre recursos pedagógicos, lúdicos e terapêuticos na aprendizagem da pessoa com necessidades especiais.

No dia (31.07), pela manhã, Ana Virgínia dá continuidade ao tema com minicurso e, à tarde, é a vez da neuropediatra Drª Heloíse Helena Siqueira falar sobre “aprendizagem X cérebro” e estudos de casos com orientações práticas com abordagem multiprofissional, e do Dr. Renée do Ó Souza, promotor de Justiça, sobre violência nas escolas e novas legislações da educação especial. À noite, momento de autógrafos com a escritora e psicopedagoga Ângela Cristina Munhoz Maluf.

O evento segue no 1º dia de agosto, quando a palestra é da psicopedagoga Ângela Cristina Munhoz Maluf, sobre pré-requisitos para a alfabetização, dificuldades e distúrbios de aprendizagem. No dia 02, serão apresentados os trabalhos realizados pela APAE e Semec no âmbito da Educação Especial e de cinco artigos inéditos sobre experiências pedagógicas e clínicas em Educação Especial e/ou Inclusiva. À tarde, palestra com o Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial (CASIES/MT), com oficinas e, logo após, confraternização.

Para encerrar, no dia 03, último dia do evento, palestra com Marcino Benedito de Oliveira, presidente do Instituto dos Cegos de Cuiabá, sobre orientação e mobilidade e desporto para as Olimpíadas, e da Drª Aline P. N. Quintal, psiquiatra infantil, sobre transtornos invasivos do desenvolvimento, transtornos de conduta e psicoses e seus possíveis tratamentos.

O evento é direcionado a educadores, gestores e ao publico que se interessa pela modalidade de educação especial, a inscrição é no valor de R$ 150,00, e para Professores da rede municipal as inscrições poderão ser descontadas em folha.

Fonte: Assessoria / SEMEC