Distrito de Progresso recebe Feira do Artesanato neste final de semana

“Paralelo Arte” apresentará trabalhos de seis empreendimentos da economia solidária de sexta-feira a domingo. Nupes realiza cadastro de artesãos. 

O Distrito de Progresso receberá neste final de semana a exposição “Paralelo Arte” com a Feira do Artesanato da Economia Solidária. O evento inicia nesta sexta-feira (08.06), a partir das 14h00, e segue até as 20h00 de domingo (10). A organização e coordenação do evento são da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços (Sics), através do Núcleo de Políticas para a Economia Solidária (Nupes) de Tangará da Serra. 

Segundo o coordenador do Nupes, Neuri Senger, os trabalhos serão apresentados no distrito por seis empreendimentos ligados à economia solidária com estandes montados na área do posto de combustíveis desativado, às margens da MT-358. “Serão vários produtos artesanais que serão comercializados. A população está convidada a comparecer”, anuncia Senger, informando ainda que haverá atrações gastronômicas no local. 

Além do “Paralelo Arte”, a Feira de Artesanato da Economia Solidária estará presente no “Arraiá da Serra”, tradicional evento típico que acontece de 15 a 17 deste mês, na Praça dos Pioneiros. Nesta oportunidade, nove empreendimentos representarão a Economia Solidária do município. 

SEMINÁRIO – Neuri Senger destacou também o sucesso do Seminário sobre Fundo Rotativo Solidário, realizado na segunda e terça-feira, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tangará da Serra.
O evento foi prestigiado pelo prefeito Saturnino Masson e pelo secretário municipal de Indústria, Comércio e Serviços, Francisco Dantas Garcia, e contou com informações técnicas sobre Economia Solidária e a criação de Fundos Rotativos, Moeda Social e Banco Social, com ênfase às suas dinâmicas e importância para a geração de trabalho e renda no município. 

Os fundos solidários e rotativos são alternativas para a emancipação social e econômica de comunidades de pequeno porte e em situação de carência, funcionando como uma poupança comunitária. Os recursos poupados, não reembolsáveis, são aplicados em obras de infra-estrutura e em projetos de geração de trabalho e renda que promovem inclusão social na comunidade. 

CADASTRO – O Nupes iniciará nos próximos dias o cadastramento dos artesãos do município. O cadastro integra o contexto de um diagnóstico do setor artesanal de Tangará da Serra, cujo objetivo é revitalizar o segmento. “Queremos criar uma identidade para o artesanato de Tangará da Serra”, explica Neuri Senger. Após a conclusão do cadastro, os artesãos serão contemplados com um projeto de qualificação a ser realizado através de parceria entre a Sics e o Sebrae. Maiores informações podem ser obtidas no próprio Nupes, pelo telefone 3311-4896.

Fonte: Assessoria / Nupes / Sics