Aumento do número de vereadores será decidido nesta segunda-feira

A Câmara de Vereadores de Tangará da Serra vota nessa segunda-feira, o projeto de lei que altera a lei orgânica municipal, que sugere o aumento do número de vereadores de 10 para 15. A questão é que o projeto pode sofrer emendas e provocar alterações e o número poderá ser menor que 15 ou até mesmo 16 ou 17 vereadores.

Na sua primeira discussão, na Sessão Solene realizada no dia 21 de maio, os vereadores aprovaram o projeto sem alterações, o que aumentaria para 15 o número, foram à favor os vereadores Fábio Brito (PSDB), o Fabão, Gilcélio Perez (PT), Antonio Quirino (PMDB), Ronaldo Quintão (PMDB), Vânia Ladeia (PR), Wellington Bezerra (PR) e Roque Fritzen (PDT). Os contrários, apenas três, foram Luiz Henrique (PTB), Zedeca (PMDB) e João Negão (PSD).

Se repetir a expressividade de sete votos, o que corresponde a dois terços dos votos, o projeto será aprovado na segunda discussão, respeitando a determinação que exige que em alteração à lei orgânica necessita de tal quantidade para que se aconteça.

A primeira discussão mostrou duas frentes na câmara, vereadores defendendo a representatividade, a importância de se agregar um maior número de pessoas discutindo as leis e fiscalizando o município, a outra da questão dos gastos que se iriam aumentar na casa de leis e até mesmo questões citadas pelos vereadores de uso de politicagem da discussão.

As incertezas para a aprovação do mesmo são constantes, não sabe se quem foi contra ou à favor ao projeto continuará com a mesma opinião e reafirmarão o voto. As cobranças por parte da população também continuam, manifestações em redes sociais, dentre outros meios exibem a divisão de opinião entre todos.

IMPORTÂNCIA – Por telefone, o presidente da câmara, Luiz Henrique, ressaltou a importância da participação da população na sessão que decidirá esta mudança tão importante dentro do processo legislativo de Tangará da Serra. De acordo com o presidente, diante de todo o cenário criado e de ser um ano de eleição, esta participação necessita ser mais efetiva para que todos possam analisar os representantes da comunidade, “convido a toda a população que venha, que participe nesta segunda-feira da sessão, que se faça presente, que analise a opinião dos vereadores, o que os vereadores estão destacando em suas falas, para que em outubro, o voto de cada um possa ser cada vez mais consciente”, finalizou.

Paulo Ramos - Redação DS