Lions Clube Tangará da Serra realiza triagem para exames de próstata, pele e colo de útero

O Lions Clube Tangará da Serra realizará na próxima segunda e terça-feira, 28 e 29 de maio, uma triagem a fim de selecionar as 120 pessoas que farão os exames gratuitos preventivos contra o câncer de Colo de Útero, Próstata e Pele no próximo dia 18 de junho. Os exames, em junho, serão realizados por uma equipe do Hospital de Câncer de Barretos-SP, através da Unidade Móvel do Hospital de Câncer de Barretos, da Fundação Pio XII.

A triagem, destinada a pessoas de baixa renda que desejam e precisam de uma consulta, será realizada a partir das 13h, na sede social do Lions Clube. “Antes da vinda da carreta do Hospital de Câncer de Barretos a Tangará da Serra, realizaremos essa triagem para selecionar as pessoas que participarão das consultas”, explica a coordenadora da campanha, Lucimari Izoton, ao destacar que na triagem não há um número limite para atendimento.

“Todas as pessoas que estiverem no Lions, na segunda e terça-feira, serão atendidas. Teremos várias equipes capacitadas para atender a todos, não sendo necessário comparecer a sede no período da manhã”. Os interessados em realizar os exames devem comparecer na sede do Lions Clube, a partir das 13h, munidos de cópias do RG, CPF, Cartão do SUS (caso tenha) e comprovante de residência.

Ainda de acordo com a coordenadora, o objetivo é que por meio destes exames seja feito um diagnóstico precoce das doenças. Desde novembro de 2008, o Lions Clube Tangará da Serra em parceria com o Hospital de Câncer de Barretos realiza no município atendimentos preventivos gratuitos contra o câncer de colo de útero, próstata e pele, através da Unidade Móvel. Desse trabalho, mais de 270 pessoas já foram atendidas pela equipe em Tangará, sendo que dessas mais de 15 já foram encaminhadas para Barretos para exames mais detalhados e tratamento.
A campanha é realizada como uma forma de conscientizar a população para a prevenção do câncer, através de exames, pois quando descoberto no início o câncer tem grande probabilidade de cura, daí a importância dos exames preventivos realizados pela unidade móvel.

Vale ressaltar que serão realizados 120 exames no próximo dia 18 de junho, sendo 40 de próstata, destinados aos homens acima dos 50 anos, 40 de colo uterino e 40 de pele, para todas as idades.

Fonte: Fabiola Tormes - Redação DS