HOMENAGEM - Personalidades conquistam a cidadania mato-grossense

À frente do grupo, uma importante referência de pioneirismo: o arquiteto mineiro Américo Carnevalli (93 anos de idade e há 48 anos em Mato Grosso).


Fernando Leal - Assessoria de Gabinete

A Assembleia Legislativa concedeu na noite desta sexta-feira (25), pelas mãos do deputado Wagner Ramos (PR), uma de suas principais honrarias a alguns dos grandes responsáveis por parte da história e das trajetórias sociopolítica e econômica do Estado, a partir do seu médio norte.

Na solenidade, 32 personalidades conquistaram oficialmente a cidadania mato-grossense. À frente do grupo, uma importante referência de pioneirismo: o arquiteto mineiro Américo Carnevalli (93 anos de idade e há 48 anos em Mato Grosso).

Foi pelas mãos de Seo Carnevalli que surgiu um município de 11 mil e 391 quilômetros quadrados, e que ostenta atualmente a condição de um dos dez maiores arrecadadores de ICMS, entre os 141 de Mato Grosso. Hoje, aos 36 anos de existência e também considerado um polo potencialmente econômico, Tangará da Serra conquistou a condição de Capital do Médio Norte e exerce fortes influências no noroeste.

“Esta noite estamos homenageando um grupo de empreendedores aguerridos e que tem como referência e expoente máximo o senhor Américo Carnevalli. Todos têm a importância dos pioneiros – não só no aspecto histórico, mas também por suas contribuições para a consolidação econômica e política do Estado”, disse Wagner Ramos.

O também vice-líder do Governo do Estado na AL alertou para a necessidade da união de todos em torno de um trabalho político regional que atenda as necessidades dos municípios, desde Jangada até as divisas com Rondônia e o Amazonas.

A solenidade aconteceu no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour, na sede do Legislativo estadual. A seguir, em ordem alfabética, as personalidades agraciadas com o título de Cidadão Mato-grossense:

Américo Carnevalli, Agenor Possamay, Aparecido Vieira dos Santos, Camilo Felipi, Edio Lima de Sousa, Edna Aparecida Girotto, Heitor Sofia Filho, Herman Vanderlei Cavalari, Honorino Alves de Morais e Idail José Trubian.

Ildo Crestani, Iodomir Alves de Carvalho, Irineu Rodrigues, Ismar Costa Vila Real, Ivonete Iper de Lima, James Leonardo Parente de Ávila, José Pereira Marques Rosa, Lília Silvana Horn, Leoclides Bigolin, Luia Galdino de Lima, Margarete Dalcol de Souza, Maria Célia de Oliveira Pereira, Mauro Rui Heisler (prefeito de Brasnorte), Mauro Valter Berft e Miguel Batista Machado.

E Nereide Lucia Martinelli, Roberto Anselmo Rubert, Rogério Morimoto, Sabino de Araújo Ramos, Saturnino Masson (prefeito de Tangará), Valter Rigui e Waltemir Clóvis Piccoli.