Trânsito em Tangará pode ganhar novas regras e mais agentes de fiscalização

Tangará da Serra poderá ganhar novas regras limitando o transporte pesado pelas ruas da cidade. Este foi o principal resultado de uma reunião entre os vereadores e o prefeito Saturnino Masson (PSDB), na tarde de ontem na Prefeitura Municipal. A reunião foi convocada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Luiz Henrique Barbosa Matias (PTB) em resposta a sugestão do vereador José Pereira Filho, o Zé Pequeno (PT). Da reunião também participaram os vereadores Fábio Brito, o Fabão (PSDB), Welington Bezerra (PR), Roque Fritzen (PDT), Antônio Quirino (PMDB), o superintendente de Transportes Aéreos e Viários Vanecy Ramos e secretários municipais.

De acordo com o vereador Zé Pequeno, como resultado do encontro será apresentado um projeto de lei limitando os horários para o trânsito de veículos pesados pela cidade. A ideia inicial é de que este tipo de veículo seja impedido de transitar nos horários de pico: das 6h30 até 8h, das 11h às 13h30 e das 17h às 19h30.

“Esse trânsito de abastecimento de comércio [com veículos pesados], este você permite ele fora dos horários de pico, agora o trânsito de veículos pesados que simplesmente passam pela cidade, esse tem que ser extinto mesmo. Que passem pelo Anel Viário e fim de papo”, defende o vereador.

Antes de apresentar a proposta de lei na Câmara, explica Zé Pequeno, os vereadores sentiram que precisavam reivindicar do prefeito Saturnino Masson o compromisso de ampliar a Guarda Municipal de Trânsito. “Esse compromisso do Executivo é necessário para que a lei tenha funcionalidade”, avalia.

O presidente da Câmara, vereador Luiz Henrique, disse que após apresentar ao prefeito as reivindicações os vereadores vão aguardar ações e, caso não sejam atendidos, encontrar meios para que os problemas sejam solucionados. “Se identificarmos inércia do Executivo vamos tentar viabilizar outros mecanismos para efetivamente resolver esses problemas. O que não dá mais é para continuar do jeito em que está. Nosso trânsito está caótico. Queremos saber agora ações concretas”, diz.

Em resposta o prefeito Saturnino Masson se comprometeu em convocar os sete agentes de trânsito aprovados no último concurso público realizado pelo Município. “Estamos vendo essa possibilidade. Nossa equipe está fazendo esse estudo para que possamos chamar”, disse Saturnino ao explicar que sua resposta só não é definitiva porque “o gestor público tem que ter cuidado” para não infringir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

PREFEITURA – Sobre a construção de prédios novos para Prefeitura e Câmara Municipal o resultado da reunião foi que uma área será procurada. A intenção é que num mesmo espaço sejam construídos os prédios do Executivo e Legislativo. Segundo Saturnino, o Município tem uma série de prioridades, mas precisa também ter uma nova Prefeitura e uma nova Câmara.

“Prioridades tem milhares, mas tem necessidade de uma prefeitura municipal nova, com certeza é uma coisa importante para cidade. Faz-se necessário sim. É igual o cidadão, se ele mora numa casa humilde, ganhou dinheiro e pode construir uma casa melhor, ele quer uma casa melhor com mais conforto. Mesma coisa é a Prefeitura Municipal o prédio já foi muito bom, mas hoje não comporta, é muito pequeno. E precisamos de um prédio que comporte o trabalho do Executivo e secretarias municipais”, explicou.

Já o vereador Zé Pequeno defendeu que a construção dos novos prédios irá garantir mais economia para o Município. Segundo ele, o valor gasto com aluguel de prédios para secretarias municipais e departamentos e, principalmente, os valores gastos com comunicação (telefone) e transporte entre as secretarias é “caríssimo para o Município”.

“Se você pensar, por exemplo, na funcionalidade, na economicidade, no volume de dinheiro que você está pagando de aluguel, o volume que você gasta por exemplo com telefone e veículos, porque a gestão está toda espatifada por aí... Ter uma sede administrativa unificada para mim é uma emergência. Vai trazer uma economia de recursos e funcionalidade na gestão, que não tem tamanho. Verifique hoje quantos locais [existem] para a população ser atendida. Como é que o prefeito se comunica com essa estrutura? Como é que os funcionários se comunicam? Isso é caríssimo para o Município. Então eu vejo isso como uma prioridade, como é a Unidade Mista, como é a Prefeitura, como é o asfaltamento dos bairros que ainda não receberam. Nós não podemos ficar pagando um volume de aluguel tão alto como está sendo pago”, conclui.

Fonte: Redação Diário da Serra