Tangará da Serra recebe FCO Itinerante no próximo dia 26

Objetivo é esclarecer as principais dúvidas dos produtores e incentivar o acesso às linhas de financiamento.

Tangará da Serra sediará no próximo dia 26 (quinta-feira) o FCO Itinerante, evento promovido através de parceria entre as esferas federal, estadual e municipal de governo, com apoio de entidades privadas. O local será o auditório da Acits, com início às 19h30.

Em Tangará da Serra o evento é organizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços (SICS), em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) e Ministério da Integração Nacional.

Também são parceiros do evento a Câmara Municipal, o Sindicato Rural de Tangará da Serra, Associação Comercial e Empresarial (Acits), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sebrae, Banco do Brasil e Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco).

O município é o quinto a receber o FCO Itinerante este ano em Mato Grosso, depois de Campinápolis, Santo Antônio do Leste, Alto Paraguai e Diamantino. O evento é aberto a produtores rurais e empresários e empreendedores em geral.

OBJETIVO - O FCO Itinerante tem por objetivo esclarecer as principais dúvidas dos produtores e empresários, incentivando o acesso às linhas de financiamento do FCO que contribuem para o desenvolvimento econômico, social e sustentável dos municípios gerando emprego e renda. Durante as palestras serão explanadas as linhas de financiamento e os segmentos disponíveis para acessar o crédito. 

Também haverá abordagens de temas como a evolução da aplicação dos recursos, linhas de financiamento, beneficiários, atividades financiáveis, teto, limite financiável, encargos financeiros e o papel do Estado na aplicação destes recursos.

Para o secretário municipal de Indústria, Comércio e Serviços, Francisco Dantas Garcia, o FCO Itinerante é um projeto criado para propagar informação e incentivar a elaboração de projetos pleiteando o aporte financeiro. “O FCO Itinerante é uma forma democrática e que facilita a compreensão. Os interessados ficam mais a vontade para fazer as perguntas e viabilizar o recurso”, afirma o secretário, ressaltando ainda que “é fundamental que o produtor esteja bem informado quanto à área de abrangência e atuação do FCO”.

APLICAÇÕES - As linhas de crédito do FCO podem financiar desde programas de redução de emissão de gases de efeito estufa na agropecuária (Programa ABC) a recuperações de reservas legais, matas ciliares, Área de Preservação Permanente (APP), recuperação ou reforma de áreas pastagens degradadas, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), regularização fundiária e ambiental de imóveis rurais, investimentos para ampliação e modernização industrial, entre outras inúmeras aplicações. 
 
PRÓXIMOS - Os próximos municípios que receberão a caravana do FCO Itinerante são Barra do Bugres (17.04), Rosário Oeste (10.05), Poconé (22.05), Nova Maringá (14/05), Santo Antonio do Leverger (31/05), São José dos Quatro Marcos (05/06), Apiacás (20/06), Peixoto Azevedo (21/06), e Gaúcha do Norte (29/06).

Fonte: Assessoria/SICS