Descargas atmosféricas: Cemat orienta consumidores sobre como buscar ressarcimento

O grande volume de descargas atmosféricas registrado em Tangará da Serra e região no último fim de semana é resultado do fim do período de chuvas. A informação é do gerente regional da Rede Cemat, Sidney Tavares. Segundo ele isso ocorre tanto no início, quanto no fim dos períodos de chuva. Nestes momentos a incidência de descargas elétricas tende a aumentar e os pontos altos da cidade são os que costumam registrar mais casos: árvores de grande porte e rede elétrica.

“Aconteceu descargas em vários pontos da cidade. A gente não tem nenhum sistema para auferir ou acompanhar e monitorar essas descargas, mas elas estão sujeitas de acontecer e o índice, a referência é o ponto mais alto”, explica Sidney.

Segundo o gerente da Cemat, a concessionária realiza ações preventivas na rede de distribuição, com a instalação de para-raios mas o sucesso disso também depende da atuação dos próprios clientes com ações de aterramento de padrão, quadro de distribuição e verificação das condições internas das instalações elétricas das unidades consumidoras.

De acordo com a Cemat, no início e no final do período chuvoso os casos tendem a aumentar, mas o volume não é tão significativo. Os clientes que registrarem danos em equipamentos elétricos podem procurar a agência da Rede Cemat, munidos de dados pessoais e da unidade consumidora, com cópia de CPF e RG. Com as informações a concessionária faz a abertura da Análise do Pedido de Ressarcimento.

Uma das dicas é de que o consumidor anote o dia e o horário da ocorrência, com dados dos equipamentos danificados. Atualmente a Cemat conta com uma área específica que trabalha com a análise desses processos e o cliente recebe a resposta por escrito. Empresas ou clientes que dependam dos equipamentos (casos urgentes), podem solicitar junto a concessionária o pedido de antecipação da vistoria. No caso de equipamentos que acondicionam alimentos esse prazo é de um dia útil e para os demais equipamentos o prazo é de dez dias. “Mas o cliente pode se manifestar junto a concessionária e de comum acordo agendar uma data antecipando essa vistoria”, conta Sidney.

Para conceder o ressarcimento a Cemat faz uma análise de nexo causal, com técnicos preparados e treinados, que aplicam a legislação e avaliam cada caso. Segundo o gerente regional alguns casos são considerados improcedentes, mas outros são considerados procedentes, quando o resultado é o conserto do equipamento ou, nos casos de perca total, até o ressarcimento total do valor do equipamento danificado.

Para Sidney Tavares, a ação dos consumidores pode ajudar a reduzir as consequências das descargas atmosféricas que são comuns nesta época do ano e podem atingir qualquer bairro. “A gente orienta não só os clientes que tiveram problemas, mas todos os consumidores a fazerem uma revisão periódica em suas entradas de serviço, padrão, verificar as condições de aterramento, da fiação, da conexão desse aterramento, fazer análise também da parte interna da residência. A gente tem residência hoje em Tangará com mais de 15 anos que foram construídas. Então é importante fazer uma análise periódica das condições das instalações elétricas dessas unidades”, conclui.

Fonte: Redação Diário da Serra