Agentes comunitários de saúde passam por capacitação

Desde ontem os 84 agentes de saúde que atuam nas dez unidades de Saúde da Família de Tangará da Serra estão passando por um curso de capacitação sobre o processo de trabalho dos agentes comunitários de saúde. O curso foi proposto pela Secretaria Municipal de Saúde à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e é ministrado pela professora do curso de medicina, mestre Neuza Cristina Gomes da Costa, e pelo acadêmico do sexto ano de medicina Alexandre Rabelo de Carvalho.

“Todo profissional de saúde, antes de trabalhar numa unidade passa por uma formação. E o agente comunitário de saúde não. Então ele já entra numa unidade de saúde sem saber como funciona, quais são as metas, quais sãos os desafios que ele terá pela frente”, conta a coordenadora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde Erislane Oliveira ao reconhecer que os agentes com o tempo adquirem sim conhecimento prático, mas que ainda pode ser melhorado com as atualizações e capacitações profissionais.

“Buscamos e nos esforçamos para que eles tenham mais conhecimento para saber transmitir informações para a população. Com agentes comunitários mais capacitados e atualizados, teremos mais qualidade nos serviços. Quando o agente comunitário tem informação ele fala de forma mais segura e pode ajudar as pessoas com o conhecimento que adquiriu”, explica Erislane.

A Secretaria Municipal de Saúde implantou este ano uma política de qualificação continuada dos profissionais da Saúde, já que em anos anteriores os cursos eram raramente realizados. Este ano a programação prevê um curso por mês e em alguns meses, mais de um. De acordo com Erislane Oliveira, são definidos conforme a necessidade percebida pela Secretaria Municipal de Saúde.

CONVÊNIO - O Município de Tangará da Serra possui um convênio com a Universidade Federal de Mato Grosso, recepcionando os alunos do curso de medicina. Pelo convênio, uma das contrapartidas da UFMT é justamente a parceria com o município na realização de cursos de capacitação para os profissionais da área de Saúde.

Os cursos são importantes porque o Ministério da Saúde tem uma política de Educação Permanente, lançada pelo Governo Federal em 2003, em que todos os profissionais da Saúde têm que estar permanentemente se atualizando, estudando e adquirindo novos conhecimentos. O curso, realizado desde ontem no auditório da Escola Técnica Estadual, tem carga horária de 8 horas.

Fonte: Redação Diário da Serra