Tangaraense é eleita para Conferência Nacional sobre Transparência

A tangaraense Maria Jovildes Bloot, a Jô, da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), representará Tangará da Serra e a região na I Conferência Nacional Sobre Transparência e Controle Social (Consocial), que ocorre entre os dias 18 e 20 de maio, em Brasília. Ela, e outros 37 mato-grossenses participarão da etapa final da Conferência, que já é tida como marco histórico na transparência dos gastos públicos brasileiros.

A Consocial em Mato Grosso ocorreu em Cuiabá nos dias 20 e 21 de março, no auditório da Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e reuniu representantes da maioria dos municípios do Estado. Tangará esteve representada ainda pelo secretário de Esportes, Palmínio Garrido, pelo professor da Unemat, Eugênio Carlos Stieler, pelo advogado, João Carlos Hidalgo Thomé e pelo conselheiro municipal de políticas públicas, Delson Valério Neves.

O objetivo da Conferência é agregar ideias que subsidiarão a elaboração do Plano Nacional Sobre Transparência e Controle Social e nortearão futuras legislações no Congresso. Orientar os trabalhos das instituições públicas, tendo como base o interesse e a necessidade da sociedade civil, é o parâmetro que guia os debates da Consocial em nível nacional.

Jô explica que primeiro aconteceu a Etapa Regional, em Tangará da Serra, no mês de dezembro, que reuniu participantes de vários seguimentos da sociedade civil e do poder público. Em evento ocorrido no Secitec, foram elaboradas várias propostas, que foram levadas para a etapa Estadual em Cuiabá.

Na etapa ocorrida na semana passada, Tangará da Serra conseguiu emplacar 11 propostas, que compõem as 20 que serão defendidas em Brasília no mês de maio. Jô explica que muitas vezes as propostas de outros municípios possuíam similaridade o que acabou unificado-as.

Jô destaca a importância de Tangará estar fazendo parte deste importante momento da política nacional. Ela dirige 20 conselhos municipais e elogia o empenho do Município em estar participando das discussões em âmbito estadual e nacional. Recentemente o município teve representantes na Conferência Nacional de Educação e também na Conferência Nacional de Esportes.

SOBRE A CONSOCIAL - A I Consocial foi convocada pelo Governo Federal, tendo como objetivo fomentar a participação da sociedade no acompanhamento da gestão pública. Além da Conferência Nacional, teremos as estaduais e as municipais. Todas as etapas preparatórias, assim como a principal, estão regulamentadas por regimento interno, aprovado pela Comissão Organizadora Nacional. Neste regimento, está previsto o número de delegados para cada etapa, os Eixos Temáticos que nortearão os debates e demais normas obrigatórias para a validação das conferências. Há também o Texto-Base da Consocial que, em caráter propositivo, também norteará os debates.

Fonte: Alexandre Rolim - Redação Diário da Serra