Tangará sedia maior evento literário de Mato Grosso

De olho em uma lacuna deixada pela Feira Sul Americana de Livros – Literamérica, que ocorreu pela última vez em 2007, em Cuiabá, o escritor tangaraense Robson Rocha, através da Editora e Livraria Ideias, aceitou o desafio de realizar um grande evento literário no interior de Mato Grosso. Nos moldes da Bienal do Livro de São Paulo, ele anuncia o 1º Salão do Livro de Tangará da Serra.

“Estive em 2010 na Bienal do Livro de São Paulo e de lá trouxe inspiração para realizar o evento em Tangará”, falou Robson Rocha, que anda pelos quatro cantos do país acompanhando congressos, feiras e salões onde o protagonista é o velho e bom livro. “Nestes moldes, este será o primeiro evento em Mato Grosso”, continuou.

Dentro da programação estão previstas 45 palestras, com grandes nomes da nossa literatura, como o autor Pedro Bandeira, que já vendeu mais de 22 milhões de exemplares, tendo como obra mais conhecida “O fantástico mistério de Feiurinha”, que já ganhou versão no cinema com a atriz e apresentadora Xuxa Meneghel. Bandeira estará no Salão no dia 03.

Além dele, outra atração nacional é o escritor paulista Álvaro Cardoso Gomes, autor de mais de cinquenta livros e reconhecido como um dos principais autores brasileiros contemporâneos. Além de mostrar sua obra, ele dará autógrafos e ministrará a palestra “A importância da Literatura frente as novas tecnologias”. Álvaro estará no Salão no penúltimo dia do evento.

Na quadra da Escola 29 de Novembro a organização montará uma estrutura de 700 metros quadrados com 14 estandes, onde serão expostos e comercializados livros e produtos eletrônicos. A entrada será franca e durante o dia haverá um palco de contação de histórias, que a noite receberá a banda Quitanda. O Salão do Livro de Tangará da Serra acontecerá entre os dias 01 e 05 de maio no Centro Cultural ´Pedro Alberto Tayano´ e na quadra da Escola Estadual 29 de Novembro. O evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) e da Secretaria Municipal de Turismo (Setur).

LANÇAMENTOS – Quatro livros serão lançados durante o 1° Salão do Livro de Tangará da Serra: o livro de quadrinhos “A Turma do Mato”, do autor e ilustrador Ric Milk; “Crimes Perfeitos”, obra de suspense de Simone Mattos; e “Escritos Culturais” e ´Dose de Cicuta”, de Agnaldo Rodrigues da Silva, escritor de cáceres, pós-doutor da Unemat.

AUTÓGRAFOS – O Salão do Livro terá um espaço específico para autógrafos. Além dos escritores nacionais, será possível conhecer pessoalmente e ganhar um autógrafo de autores como, Celso Júnior, autor do livro de poesias “Noite, Luzes e Sons”; Magda Ferreira, autora do livro “Estratégias pedagógicas para o trabalho inclusivo”; David Macado, do livro espírita “Sementes Perversas”; e Rodney Garcia, autor do livro “Consolidação das políticas educacionais do campo”.

AUTORES E PALESTRANTES – Além de Pedro Bandeira e Álvaro Gomes, estarão no Salão, Agnaldo Rodrigues da Silva, Armindo de Castro Júnior, Aroldo José Abreu Pinto, Benjamin Abdala Júnior, Lioniê Vitório e Justino Astrevo (Nico e Lau), Graziele Cabral Braga de Lima, Iraci Romagnolli Dias, Márcio Uriel Rodrigues, Marcos Isidoro dos Anjos, Cristina Campos, Marli Scarpelli, Neusa Baptista Pinto, Nilton Magalhães, Ric Milk, Roberto Boaventura, Sandro Sguarezi, Vera Lúcia Maquêa, Elizete Dall´comune Hunhoff, Marta Helena Cocco e Welder Jacon.

Fonte: Alexandre Rolim - Redação Diário da Serra