Sebrae entrega certificados de Gestão de Qualidade a empresas de Tangará da Serra

Evento realizado no Centro Cultural na noite do último sábado (24.03) reuniu nove empresas que participaram do PSGQ.

Nove empresas de Tangará da Serra receberam na noite de sábado (24.03) os certificados do Programa Sebrae de Gestão da Qualidade. O evento, realizado no Centro Cultural da cidade, foi prestigiado por autoridades do município e reuniu bom público.

Foi a primeira turma de empresários participantes do Programa Sebrae de Gestão de Qualidade (PSGQ). A certificação foi conduzida pela consultora do Sebrae, Rosângela Aparecida Voiski e pela gestora do programa em Tangará da Serra, Sílvia Fraga de Souza – que representou o líder da agência local, Sandro Rossi. Também marcou presença o consultor de Capacitação Empresarial do Sebrae em Mato Grosso, Wanderley de Arruda, representando a gestora estadual do PSGQ, Lucimeire Dias.

Pelo poder público municipal participaram do ato de certificação o secretário de Indústria e Comércio do município, Suedir Ribas, e o vereador Wellington Bezerra.

Além dos representantes do poder público local, prestigiaram o evento o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Tangará da Serra (Acits), Leoclides Bigolin; a diretora da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Jainer Alves; e os representantes do Banco do Brasil, Rodrigo Fernandes Silva, e do Banco da Amazônia, Mário Jorge Abrahim.

As empresas certificadas foram Auto Peças Tangará, Auto Posto Tanaka, Central Máquinas de Costura, Fazenda São Marcelo, Ferragem Bigolin, Odonto Vida, Plano Familiar Univida Santa Cruz Barra do Bugres, Plano Familiar Univida Santa Cruz Tangará da Serra e Univida Equipamentos Ortopédicos.

Durante o evento, os empresários e colaboradores das empresas certificadas pelo PSGQ falaram sobre a participação nas atividades, dos resultados alcançados e da nova realidade vivenciada pelas empresas. O programa proporcionou a eles a compreensão de que precisam trabalhar aspectos importantes com base na metodologia “5Ss”, combater o desperdício, padronizar processos e estabelecer um planejamento estratégico como forma de melhorar os resultados, alcançar a excelência e, assim, garantir a sustentabilidade dos seus negócios.

Adílson Lopes Bezerra, da Central Máquinas de Costura, destacou a “bagagem” adquirida com o PSGQ e sugeriu a realização de novas etapas do programa para oportunizar a mais empresas a assimilação dos novos conceitos de gestão. “A qualidade tem um significado muito amplo. É bom para a empresa, é bom para o cliente”, afirmou.

“Ver todos os setores de outro modo, assimilar um novo layout, descartar o peso inútil que há nas gavetas, providenciar o conserto de uma simples torneira que não pára de vazar, reorganizar estoques... Estes detalhes dinamizam o trabalho, trazem motivação e torna a empresa mais eficiente e ágil para o público externo”, sublinhou Camila Gouveia Gonçalves, da Univida Equipamentos Ortopédicos. Para ela, o conhecimento adquirido com o PSGQ não se aplica somente no ambiente do trabalho. “Muita coisa se aproveita em casa, mesmo”, concluiu.

Ao final do evento, a consultora Rosângela Voiski, que coordenou as atividades do programa junto às empresas, foi homenageada pelos participantes.

Representando a Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, o secretário municipal de Indústria, Comércio e Serviços, Suedir Ribas, destacou a importância na qualificação da gestão das empresas e o apoio de instituições especializadas como o Sebrae. “Qualificar a gestão é fundamental para a modernização das empresas, que precisam estar preparadas internamente para bem atender o público externo. Nestes tempos de globalização, mudanças acontecem muito rapidamente e a empresa que não contar com uma gestão qualificada fica para trás”, disse.

AÇÃO SOCIAL - Além dos certificados do PSGQ, foram entregues troféus de destaque em Responsabilidade Social aos participantes. Divididos em cinco equipes – “Equipentudo”, “Inováveis”, “Losermanos”, “Origami” e “Tropa de Elite” – os representantes das empresas envolvidas realizaram ações de cunho social com interatividade e entrega de gêneros alimentícios e materiais de limpeza ao Lar do Idoso e a uma família carente, distribuíram mais de 30 cadeiras de rodas a pessoas portadoras de necessidades especiais e também promoveram ações ambientais como plantio de árvores e limpeza no Bosque Municipal e no Córrego Figueira.

Autor: Assessoria
Fonte: Sics/Sebrae