Município realiza licitações em várias áreas para obras, serviços e projetos

Obras de infraestrutura e da segunda etapa do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC 2) constam entre os certames.

A Administração Municipal de Tangará da Serra abriu o mês de março com duas dezenas de processos licitatórios já concluídos, com editais lançados e outros em fase de elaboração dos editais para contratações dos respectivos projetos executivos.

Entre os certames, a área de infraestrutura urbana é a mais contemplada. Os editais referem-se a processos licitatórios para obras de pavimentação urbana, aplicação de lama asfáltica, drenagem, sinalização, saneamento básico, construção de bueiros, limpeza urbana, entre outros.

Nesta área, destacam-se obras de drenagem de águas pluviais e pavimentação asfáltica na Vila Esmeralda. Para estas obras, cujas propostas foram conhecidas em 16 de fevereiro em certame com tomada de preços, a empresa vencedora já está em processo de contratação.

Na mesma área, a Prefeitura promoveu licitação – esta na modalidade pregão presencial - para aplicação de lama asfáltica em até 600 metros quadrados na região central e em vários bairros da cidade. A empresa vencedora já está contratada para a realização dos serviços.

Ainda na modalidade de pregão presencial, a municipalidade licitou contratação de empresa especializada para execução de bueiros tubulares e bueiros celulares em concreto em diversas localidades do interior, com abertura das propostas no início do mês de fevereiro.

MAQUINÁRIO – Após receber um parque de máquinas em estado precário de conservação, a Administração Municipal promove licitação agora, no início de março, para contratação de empresa especializada em manutenção/reparação corretiva e preventiva do maquinário da Secretaria Municipal de Infraestrutura. O maquinário do município foi entregue à atual Administração no último trimestre do ano passado em estado lamentável de conservação.

EDUCAÇÃO E SEGURANÇA - Outras licitações referem-se a obras e serviços nas áreas de segurança pública e educação. Na área educacional, o município promove licitação da construção da segunda etapa da garagem para os ônibus destinados ao transporte escolar. Em meados de fevereiro, o município já havia licitado a contratação de empresa especializada em transporte escolar para a zona rural.

Ainda na área de educação, o município aguarda até o dia 15 deste mês de março a inscrição de produtores familiares para aquisição, via chamada pública, de alimentos para alimentação escolar.

No setor de segurança pública, no próximo dia 09 será conhecida a proposta vencedora para fornecimento e instalação de equipamentos de vídeo-monitoramento, com treinamento operacional para implantação de sistema de vigilância e estruturação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI). 
 
PAC 2 – Outros processos licitatórios de relevância para o município de Tangará da Serra referem-se às obras do PAC, em especial do Parque Linear do Córrego Figueira. Nestes processos, destacam-se os trabalhos de levantamento e regularização fundiária e também de execução de projeto de trabalho técnico social e plano integrado de assentamento e realocação de moradores.

Por fim, ainda referente às obras do PAC 2, destaca-se o certame na modalidade de concorrência para as implantações de rede de esgotamento sanitário, rede pressurizada de esgoto e estação de tratamento de dejetos, estas últimas nos setores norte e oeste da cidade. 
 
PROJETOS - Obras importantes para Tangará da Serra ainda se encontram em fase de contratação de projetos executivos por parte da municipalidade para posterior elaboração dos editais dos certames.
Entre as futuras obras sobressaem-se a abertura da Avenida Tancredo de Almeida Neves no trecho Rua 17/Jardim Santiago/MT-480, e abertura da Avenida Beija Flor no trecho entre a Rua Xororó - no Alto da Boa Vista - até o Aeroporto Municipal.

Estes projetos também se referem às obras na Avenida das Cerejeiras, no trecho de 2.700 metros entre a Avenida Tancredo Neves e o Anel Viário; o prolongamento da Avenida das Amoreiras no trecho entre o Jardim dos Ipês e o final da Avenida da Paz; a viabilidade técnica para implantação de calçamento e melhoramentos no entorno do Parque Municipal Ilto Ferreira Coutinho e áreas circunvizinhas, e regularização e ampliação do Cemitério Jardim da Paz.

Fonte: Assessoria