Município assina contrato para elaboração de projeto de estacionamento rotativo na área central

Implantação do sistema “Zona Azul” deverá ser licitada ainda este ano para organização dos estacionamentos. Trabalhos de elaboração do projeto iniciam nesta quinta-feira (15.03).

Foi assinado na tarde da última segunda-feira (12.03) o contrato entre o Município de Tangará da Serra e a empresa AJ Engenharia Ltda para elaboração do projeto de Estacionamento Rotativo “Zona Azul” na área central da cidade.

Além do prefeito Saturnino Masson e do secretário municipal de Infraestrutura, Ronaldo Diniz, participaram do ato oficial o representante da empresa contratada, engenheiro de tráfego Rafael Dettoni, representantes do segmento empresarial, entidades, e comunidade em geral.

Os custos à municipalidade para a elaboração do projeto são de R$ 56,5 mil e envolvem todo o conjunto da Lei da Zona Azul, com estudos para estabelecimento de normas para estacionamento de veículos, motos e bicicletas, horário para carga e descarga de mercadorias, vagas para idosos e portadores de necessidades, fixação de tarifas e isenções, regulamentação da lei e a organização do certame de contratação da empresa gerenciadora do sistema.

Ao término destes procedimentos, a Prefeitura encaminhará projeto de lei à apreciação do Legislativo para, após aprovação, implantar efetivamente a “Zona Azul”. A elaboração do projeto, vale salientar, já foi autorizada pelo Executivo com dispensa de licitação.

O engenheiro de tráfego Rafael Dettoni e a equipe da AJ Engenharia iniciarão os trabalhos efetivos de elaboração do projeto na próxima quinta-feira, com todos os levantamentos, medições e análises em geral.
A zona azul é caracterizada pela rotatividade no estacionamento, um sistema utilizado nos grandes centros urbanos e que começa a ser implantado em cidades de médio porte em função do aumento significativo de veículos em circulação.

ROTATIVIDADE - O sistema consiste no controle do estacionamento de veículos por tempo, através de dispositivos coletores (parquímetros) de informações armazenadas através de sistema automatizado. Nele, o usuário adquire créditos em modalidade pré-paga para tempo de estacionamento na zona azul.

Na ocupação da vaga no estacionamento, inicia-se a contagem sobre os créditos adquiridos. Ao retirar o automóvel, o usuário repete a operação, quando o parquímetro interrompe a contagem e desconta o tempo de estacionamento, apresentando o crédito remanescente. O sistema ainda será definido pelo Executivo, podendo ser feita a aquisição dos créditos em pontos conveniados, como lotéricas e outros estabelecimentos comerciais, ou via internet. Este sistema foi aprovado em várias cidades de porte em todas as regiões do Brasil.

ÁREA - Em princípio, o sistema deverá ser implantado no quadrante compreendido entre a Ruas 26 e Avelina Jaci Bohn (Rua 02), e entre as ruas Júlio Martinez Benevides e Antônio Hortolani. O objetivo será promover a rotatividade das vagas existentes, racionalizando o uso do solo em áreas adensadas, disciplinando o espaço urbano e permitindo maior oferta de estacionamento.

A implantação da “zona azul” também implica na necessidade de um sistema de fiscalização, incluindo alteração da lei que regulamenta a Guarda Municipal e ampliação do quadro de agentes da corporação. Neste caso, há possibilidade da lei prever emissão de boletins de ocorrência.

Fonte: Assessoria/Gabinete/Sinfra