"Mulher Cidadã": Câmara homenageia mulheres tangaraense

A verdade é que o cenário político tangaraense ainda tem uma certa dívida com as mulheres. Ao longo da história, elas sempre estiveram presentes no contexto, participando de momentos importantes, como o da emancipação e a eleição de Thais Bergo Duarte Barbosa (PMDB) a primeira prefeita, em 1975.

Depois disso, a participação mais expressiva foi o de Ana Monteiro de Andrade (hoje no PSD), que foi vice-prefeita e chegou a ocupar o cargo de prefeita após o afastamento de seu companheiro político, à época Jaime Luiz Muraro (DEM). Afora estes dois momentos, outras mulheres ocuparam cargos políticos na Câmara Municipal e em entidades representativas de classes.
 
A última, a vereadora Vânia Ladeia (PR), é precursora do recém instituído certificado “Mulher Cidadã”, que homenageou e homenageará todos os anos dez personalidades femininas de Tangará da Serra que se destacaram em suas respectivas comunidades, grupos, setores, enfim, no meio social tangaraense.

As dez mulheres homenageadas em 2012, foram apontadas a dedo pelos vereadores .Cada um escolheu uma personalidade feminina, levando em consideração a sua importância histórica, as lutas enfrentadas e as suas contribuições para o desenvolvimento e, principalmente, para o bem estar social.

Dona Ana
A primeira homenageada da noite foi a Ana Monteiro de Andrade, paulista de Presidente Prudente,que já foi vice-prefeita entre 2001 e 2003, e prefeita no ano de 2004 com a cssação do gestor titular. Antes porém, Dona Ana exerceu o cargo de secretária de Assistência Social, no início da década de 1990, quando o seu esposo, Manoel de Andrade era prefeito. Seu nome foi indicado pelo vereador João Negão (PSD).

Edna Girotto
Também foi homenageada a pós graduada em Enfermagem, Edna Aparecida Girotto, que atualmente é diretora do Escritório Regional de Saúde de Tangará da Serra. Ela participa do GAO desde a sua fundação, onde já ocupou vários cargos, inclusive de presidente em 2004. Edna foi indicada pelo vereador Zé Pequeno.

Joana Rampim
Ela é funcionária da Câmara Municipal desde 1983. Veio para a cidade em 1977, tem seis filhos e é conhecida e respeitada por todos. De acordo com o vereador que a indicou, RoqueFritzen, em 30 anos de trabalho público observa-se que inexiste em seu prontuário, qualquer conduta desabonadora, que macule sua vida profissional. Ela já foi agraciada com o Título de Cidadã Mato-grossense em 2009.

Maria Polegati
(Recebido pela filha)Esposa do pastor Silas Paulo de Souza, da Igreja Assembleia de Deus, ela é técnica de Contabilidade. Exerce a 1ª Superintendência da União de Senhoras da Assembleia de Deus de Tangará da Serra e Região, onde é querida e respeitada por todas as irmãs integrantes, auxiliando seu esposo com zelo e determinação na conduçãoda Obra do Senhor. Seu nome foi indicado pelo vereador Zedeca.

Rita de Cássia
O vereador Miguel Romanhuk indicou Rita de Cássia Alves ?Pessoa Bento, que veio morar em Tangará da Serra em 2000. Ela é enfermeira e atualmente é coordenadora do serviço de enfermagem da ?unidade Mista de Saúde e ??do SAMU Tangará da Serra.

Ângela Belizário
Outra homenageada foi a professora Ângela Xavier Belizário, que mora em Tangará da Serra desde 1982. Ela é uma das fundadoras da ONG BPW e também já foi presidente do Grupo de Apoio Oncológico (GAO). Hoje, ela trabalha na Secretaria de Saúde. Seu nome foi indicado pelo vereador Fabão.

Flordenice dos Santos
Também recebeu o certificado a cidadã Flordelice Lima dos Santos, que veio para Tangará da Serra em 1975 e depois foi embora. Casou-se aos 16 anos e teve oito filhos. Retornou para Tangará há 27 anos depois que foi abandonada pelo marido. De origem humilde, Flordelice diz amar muito a cidade, apesar de alguns acontecimentos. Ela foi indicada pelo vereador Luiz Henrique.

Cida Lima
Mulher, mãe, amiga, professora, cidadã tangaraense... Maria Aparecida de Lima Souza foi indicada para receber a homenagem pelo vereador Quirino. Chegou por aqui em 1979 e trabalhou na primeira gestão pública municipal na época de Thais Barbosa. Estudou na escola 29 de Novembro. Hoje ela é professora formada e dá aula em escolas da cidade e no Itec.

Maria Caparroz
O vereador Wellington Bezerra indicou Maria Caparroz, que é a fundadora da Casa da Criança de Tangará, uma das fundadoras da BPW e a primeira mulher a assumir a presidência de uma associação comercial em Mato Grosso, da Acits. Foi ela quem idealizou a Feira Ponta de Estoque, o Destaque Empresarial e a premiação de Decoração Natalina. Hoje ela é assessora de Wagner Ramos na AL.

Silvana Nishimura
Silvana Leiko Yamamoto Nishimura foi escolhida para receber a homenagem pela vereadora Vânia Ladeia, uma das fundadoras da Igreja Holiness de Tangará da Serra. Já foi diretora-presidente do Instituto Vale do Sepotuba de Responsabilidade Social (Pró Vale), instituição que visa o exercício da responsabilidade socioambiental. Hoje ela ocupa o cargo de segunda-tesoureira da Associação Nipo-Brasileira de Tangará e suplente na Diretoria da Igreja Evangélica Holiness.

Fonte: Alexandre Rolim - redação Diário da Serra