IFMT: Audiência Pública renova esperanças da instalação do núcleo em Tangará

A instalação de um Núcleo Avançado do Instituto Federal de Educação e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) parece que vai sair das discussões e dos inúmeros papéis. Na noite da última quinta-feira, dia 01/03, políticos e politiqueiros, universitários, estudantes e comunidade estiveram presentes na Audiência Pública realizada no Plenário Daniel Lopes da Silva.

Na audiência todos tiveram a oportunidade e o direito de falar e indagar sobre as suas verdadeiras opiniões em relação ao núcleo, bem como de especificar as preferências de cursos, ponderando em relação as necessidades existentes hoje dentro do município de Tangará da Serra, correlacionando com os cursos disponíveis para ser realizado a extensão de Cuiabá.

De acordo com o Prefeito Saturnino Masson, a instalação do núcleo é praticamente certa e será o primeiro passo para instituir, quem sabe já em 2013, o campus efetivo do instituto, “é uma vontade, um desejo e uma necessidade da população e nós enquanto executivo municipal temos total ciência e total vontade de trazer e criar recursos para vinda do núcleo avançado para Tangará”, ressaltou o prefeito.

POLITIQUEIROS – Em época de eleição eles estão presentes em todos os lugares. Fazem questão de cumprimentar todas as pessoas, exigem direito de voz, fala, aponta suas opiniões e revelam sues comentários sobre os assuntos mais importantes para a sociedade de um modo geral. Na audiência de quinta, este cenário não foi muito diferente, eles marcaram presença e em grande número, fizeram questão de argumentar e indicar o ´melhor caminho´ para o núcleo em Tangará.

CONSOLIDAÇÃO – A vinda do núcleo avançado para o município, só corrobora para a sua consolidação, como pólo universitário da região. Com universidades estaduais e particulares, escola técnica estadual, cursos profissionalizantes espalhados pelas principais empresas do estado e do Brasil, que também residem em Tangará, mostram que a cidade tende a continuar com este importante título e deve vir para suprir as vagas dentro do mercado de trabalho local.

LUTA – O desejo e os estudos para trazer o ifmt para Tangará da Serra, iniciou no ano de 2009. Foram criadas diversas comissões para ponderarem as possibilidades do desenvolvimento do instituto em Tangará, o que para todas as autoridades presentes, deve ser um fato consolidado até 2013, uma vez que a Presidente Dilma Roussef declarou que todas as cidades com mais de 50 mil habitantes receberiam o campus oficial do instituto.

PAULO RAMOS/ Redação Diário da Serra