Frentes de trabalho resultam em melhorias na malha viária urbana e em estradas do interior

Trabalhos de restauração, tapa buracos e aplicação de lama asfáltica seguem em ritmo acelerado. Sinfra também intensifica melhorias nas estradas do interior.

Os dias de sol que se sucederam nos últimos quinze dias colaboraram para que a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra) intensificasse os trabalhos tanto na área urbana como na zona rural de Tangará da Serra. Há pelo menos quatro frentes de trabalho atuando no centro e nos bairros, além de equipes atuando no interior.

Com a intensificação dos trabalhos da Sinfra, os pavimentos de vias urbanas na área central e nos bairros Jardim Europa e Vila Alta receberam melhorias significativas e estradas que ligam as localidades do interior do município tiveram suas condições de trafegabilidade recuperadas.

DEMANDAS - Mas não tem sido fácil, já que as demandas são numerosas e de grande vulto, em todas as partes do município. Asfaltos de bairros como Jardim Europa, Jardim Presidente, Parque das Mansões, Residencial Dona Júlia, Vila Alta, Vila Esmeralda, Vila Portuguesa, Vila São Pedro, Vila Santa Teresinha, Avenida Tancredo de Almeida Neves, Avenida Brasil, e em praticamente todas as localidades urbanas, não recebiam manutenção adequada há pelo menos seis anos. As estradas do interior, também abandonadas em grande parte e por longo período, provocavam um misto de revolta e perplexidade nos produtores e moradores das localidades do interior.

Todo este abandono resultou numa preocupante ampliação da demanda e acúmulo de serviços, com dificuldades potencializadas pela demora e pelo custo majorado, sentidas pela Administração Municipal e, principalmente, pela população.

NOVA SITUAÇÃO - Contudo, aos poucos a situação da infraestrutura urbana e rural de Tangará da Serra começa a mudar. Os trabalhos tiveram início no segundo semestre do ano passado e nestes primeiros três meses foram intensificados pela Administração comandada pelo prefeito Saturnino Masson. “É preciso paciência, mas a população pode ver que aos poucos vamos resolvendo os problemas da cidade. Ainda há muito que fazer, é verdade, mas estamos avançando e logo todos verão a diferença para melhor”, disse o prefeito, que dedica boa parte do seu tempo acompanhando os trabalhos tanto na cidade como no interior.

ÁREA URBANA - Os trabalhos de recuperação do pavimento urbano estão em ritmo acelerado. Primeiro, a Sinfra restaura o asfalto, seja com o tapa-buracos ou com o sistema de recuperação terceirizada adotado desde o mês de dezembro. Uma vez recuperado o pavimento, ocorre a aplicação da lama asfáltica. O resultado é uma maior durabilidade, com serviço de melhor qualidade.

Em ruas sem pavimentação nos bairros, há patrolamento e encascalhamento, como realizado recentemente no Jardim San Diego, Jardim Acácia, Residencial Alto da Boa Vista e outras localidades urbanas.

INTERIOR - Já no interior, a recuperação de estradas também é um trabalho intensificado. Foram recuperadas estradas importantes em muitas localidades, como nas glebas Aurora, Bandeirantes, Palmares, Palmital, Triângulo, São José, Boa Vista e Bezerro Vermelho. Também houve patrolamento e encascalhamento nas estradas do Ararão, Calcário, Dona Toca, Mamão, Mutum, Vale do Sol I, no Assentamento Antônio Conselheiro (Agrovilas 21, 23, 24, 25 e 26), e em pontos críticos da Estrada da São Jorge.

Segundo o secretário municipal de Infraestrutura Ronaldo Diniz, outras localidades receberão frentes de trabalho nos próximos dias, casos do Progresso, Curva da Calcário/Triângulo, Estrada do Ranchão e Córrego Tapera.

Fonte: Assessoria/Gabinete/Sinfra