Assinado convênio que beneficia Casa da Criança e Lar do Idoso

Foi assinado na tarde de ontem um convênio que beneficiará crianças e idosos de Tangará da Serra, que são atendidos pela Casa da Criança e pelo Nossa Lar (Asilo do Idoso). Os moradores da cidade poderão a partir de agora ajudar na manutenção das duas entidades doando qualquer valor através da fatura de água, esgoto e lixo.

O projeto “Samae Solidário” é resultado de cobranças antigas do Asilo do Idoso e da Casa da Criança, que há dois anos solicitavam a autorização e elaboração do convênio. Também a Câmara Municipal, através de indicações do vereador Luiz Henrique Matias, pedia o conveniamento, que foi autorizado pelo legislativo após a aprovação da Lei Nº. 3.709/2011.

O presidente da Casa da Criança, Sebastião Ribeiro, destacou o projeto e disse que as doações serão utilizadas no desenvolvimento de projetos e no custeio da Casa. “Esses recursos vão permitir que façamos projetos que tínhamos a intenção de fazer, mas que não tínhamos dinheiro para por em prática”, falou.
Ciro Fernandes, diretor do Asilo do Idoso, disse que o recurso é bem vindo e que será usado na manutenção da entidade. “Este aporte de recurso, como todas as doações, todo o dinheiro que entra no Nosso Lar, será empregado na parte de medicamentos, de pequenas reformas e adequações, de contratação de mais funcionários”, relatou.

Segundo ele, agora vem a parte operacional do projeto, que é buscar e convencer a população a doar. “Vamos estudar como chegar no contribuinte, como chegar no doador. (…) ele tem que assinar um termo de doação liberando o desconto”, explicou, informando que buscará a ajuda de clubes de serviços, lojas maçônicas, associações de moradores e outras entidades para sensibilizar às doações.

Leandro Ficagna, diretor do Samae, destaca que a iniciativa partiu das próprias entidades e da Câmara Municipal. “Estamos finalizando o projeto, que já era um pedido deles e que quando fiquei sabendo disso, já durante a minha gestão, (…) pensamos por que não fazer. Entendemos que não não havia motivos para esperar e decidimos por em prática”, falou.

Ele reforça que o convênio não irá desfalcar financeiramente a Prefeitura ou o Samae. “O Samae será apenas o receptor das doações, o recurso será doado pelo contribuinte, será gerado um código e o dinheiro será dividido em partes iguais as duas entidades. Que fique claro que não será usado recurso público para isso”, destacou.

O prefeito Saturnino Masson (PSDB), por sua vez, comemorou o convênio, destacando que ele beneficiará duas faixas etárias importantes da população – no início e no fim da vida. “São pessoas que de alguma forma estão nestas casas e este dinheiro ajudará a mantê-las com mais conforto e a ajuda é acessível a toda a população, pois o valor é baixo, qualquer um pode doar”, falou o prefeito.

O PROJETO – Através do projeto intitulado “Samae Solidário”, a população poderá fazer doações de qualquer quantia em dinheiro, diretamente na fatura de água, que serão revertidas para as entidades, que desenvolvem trabalhos importantes no apoio e acompanhamento de crianças e idosos de Tangará da Serra.

Os interessados receberão um formulário, confeccionado pelas próprias entidades onde autorizarão a cobrança de qualquer valor, a partir de R$ 0,50, na fatura mensal da água, lixo e esgoto.

O contribuinte poderá autorizar a cobrança por até um ano, com possibilidade de renovação e anulação a qualquer momento. O dinheiro arrecadado será separado pelo sistema do Samae e depositado, em quantias divididas de forma igual, em contas específicas das duas entidades. O depósito será mensal, até 15 dias após a arrecadação.

Fonte: Alexandre Rolim - Redação Diário da Serra