Artistas farão mobilização e entregarão carta as autoridades

Em reunião na última segunda-feira, 26, um grupo de artistas e produtores culturais de Tangará da Serra decidiram se mobilizar, pintar a cara e ir à rua reivindicar e mostrar o seu trabalho. A reunião foi no anfiteatro do Centro Cultural Pedro Alberto Tayano Filho e contou com a presença de integrantes dos grupos Atores em Metamorfoses, Grutta, Efeito Colateral, do Ponto de Cultura Arte que Transforma, professores da Apae e artistas independentes.

A ideia inicial era fazer um ato na tarde de ontem, data em que se comemora o Dia Mundial do Teatro, Dia Nacional do Circo e Dia Nacional da Mobilização do Teatro, entretanto, devido ao curto espaço de tempo, optou-se por uma mobilização mais organizada, que ocorrerá no dia 03 de abril, terça-feira, às 15h, em frente a Prefeitura Municipal, onde o grupo pretende protocolizar junto ao prefeito Saturnino Masson (PSDB) e ao secretário de Educação e Cultura, Júnior Pimenta, uma carta de reivindicações da categoria.

Logo após o ato pacífico em frente ao Palácio Tangará, o grupo de artistas, todos caracterizados como personagens de teatro, vestidos de palhaço, com violão e outros instrumentos musicais; seguirá até a Câmara Municipal onde pretendem protocolizar a mesma carta junto ao presidente do legislativo, Luiz Henrique Matias (PTB). Posteriormente, eles seguirão até a Praça da Bíblia onde haverá concentração com apresentações e exposições da cultura local.

Em carta, que já vem sendo elaborada desde setembro de 2011, pelo Movimento Tangaraense de Artes Cênicas, os artistas entendem que a Cultura local, especialmente o teatro, vive em situação de estagnação há vários anos devido a fatores políticos que todos são sabedores e também pela inércia da classe diante de tudo o que ocorreu. 

Eles defendem, por exemplo, a garantia imediata de que será destinado um valor maior ao orçamento da Cultura em 2013. Segundo eles, os investimentos no setor vem despencando ano após ano. Eles pedem que seja aprovado com urgência o Sistema Municipal de Cultura, obedecendo ao que determina o Sistema Nacional de Cultura. Pedem ainda mais qualificação, oficinas e eventos para a difusão da cultura local e a desvinculação da Cultura da Semec, através da criação de uma pasta específica para o setor.

Fonte: Alexandre Rolim - Redação Diário da Serra