Parceria entre Município, Câmara e empresários pode resultar asfalto no Jardim Industriário

Uma proposta do vereador José Pereira Filho, o Zé Pequeno (PT), foi muito bem recebida por empresários que têm indústrias instaladas e outros que vão construir empresas no Jardim Industriário de Tangará da Serra. Liderados pelo empresário Antônio Carlos Cabral Amaral, os empresários estavam reunidos com o secretário municipal de Infraestrutura Ronaldo Diniz com a intenção de encontrar uma solução para as obras estruturais que precisam ser realizadas no Jardim Industriário – área do Município destinada a instalação de empresas e indústrias, localizada ao lado do Jardim Residencial Alto da Boa Vista.

De acordo com o proprietário de uma das áreas Hernandes Dias Nogueira, da Temperos Adori, os empresários receberam do governador Silval Barbosa ainda em 2010, durante audiência do Governo Itinerante em Tangará da Serra, a promessa de investimentos do Estado em emulsão asfáltica para o Jardim Industriário. Segundo Hernandes os empresários vão primeiro buscar o cumprimento desse compromisso e, caso não consigam aí então pretendem acatar a proposta do vereador Zé Pequeno – Feita na reunião - para que a obra seja realizada com recursos da Prefeitura, Câmara Municipal e contrapartida dos próprios empresários.

Segundo o empresário Antonio Carlos Cabral Amaral a atenção do poder público é necessária porque a instalação de empresas e indústrias tem como reflexo o desenvolvimento de Tangará da Serra. Somente a instalação de seis empresas no Jardim Industriário representa um investimento total de mais de 20 milhões de reais. Como resultado do encontro com os empresários o secretário Ronaldo Diniz se comprometem em determinar, de imediato, a limpeza das áreas que receberão obras e a demarcação das áreas cedidas aos empresários.

“A intenção dessa reunião é começar as obras industriais do Jardim Industriário a partir de março agora. Então nós estamos aguardando a chuva passar. O município vai tomar algumas providências para o desenvolvimento daquela região e nós como empresários vamos dar a contrapartida, ou seja, nós vamos fazer investimentos naquela região, não só no setor industrial, mas também no Residencial Alto da Boa Vista onde nós queremos fazer 100 casas e temos, de imediato, seis indústrias querendo construir no Jardim Industriário”, afirmou Cabral.

O empresário conta que a instalação das indústrias depende das obras de infraestrutura, entre elas asfalto, mas que o objetivo é realizar as obras em etapas a partir de março. Cabral também defende que, caso os recursos do Estado não sejam viabilizados os próprios empresários participem dos esforços para viabilizar as obras.

“Não adianta a gente ficar esperando milhões virem do Governo Federal, ou Estadual ou do próprio Município que não tem condições de fazer isso aí, mas nós, como empresários, viemos buscar essa parceria com o Município. O que vier do Estado vai ser muito bem vindo e o que vier da União também vai ser muito bem vindo, mas a princípio nós já estamos dando o pontapé inicial para começar as obras a partir de março lá no Residencial Alto da Boa Vista e Jardim Industriário”, disse.

Para o vereador Zé Pequeno, que na reunião representava a Câmara Municipal, a pavimentação de pelo menos uma das pistas do Jardim Industriário é uma questão sanitária. Ele lembra que entre as indústrias instaladas está a de polpa de frutas e entre as que vão se instalar existem outras do ramo de produção de alimentos, que para se instalarem exigem o asfalto. O vereador lembra que o Executivo Municipal já está providenciando um projeto de infraestrutura maior, para buscar a captação de recursos junto ao Estado e Governo Federal, mas é enfático ao defender que investimentos próprios sejam viabilizados.

“A alternativa nós colocamos aqui, é a parceria. O Executivo colocar no plano de ação deste ano o asfaltamento de 1 mil e 800 metros de uma das pistas, garantir o acesso com asfalto. Tem um compromisso do Governo do Estado de mandar a capa asfáltica. Se mandar bem, se não mandar não tem que ficar esperando. E fazer a terraplanagem e a drenagem também das águas para ficar um serviço perene. Então a discussão foi neste sentido. Esse básico de asfaltamento de uma das pistas, se colocar como prioritário e fizer a parceria entre Câmara, Prefeitura e os empresários, eu acho que é perfeitamente possível fazer este ano”, explicou.

Zé Pequeno lembra que a parceria já mostrou ser eficiente com os moradores, nos bairros, e poderá ser perfeitamente repetida com os empresários. “Se o Governo do Estado não cumprir o compromisso de mandar a emulsão asfáltica aí os empresários precisam aportar o recurso. Foi isso que nós discutimos. Até porque o asfalto não é de graça, ele tem que ser pago. Então esse asfalto em parceria, da forma que já se paga nos bairros, eles (empresários) pagariam. A Câmara Municipal faria um esforço para garantir a galeria pluvial e a Prefeitura a drenagem, terraplanagem e o serviço de execução do asfalto. Então, pra mim, esse é o melhor caminho para resolver e dar uma resposta rápida para uma situação extremamente necessária”, concluiu.

RONALDO – O secretário Ronaldo Diniz lembrou que a gestão do prefeito Saturnino Masson já investiu no Alto da Boa Vista algo em torno de R$ 150 mil no serviço de tapa buracos que foi executado na Avenida Beija Flor, colocação de meio fios e limpeza das ruas. Ele reafirmou ter assumido o compromisso de providenciar a limpeza das áreas que receberão construções no Jardim Industriário, e fazer a demarcação. No início de março será realizada a obra de cascalhamento e base da avenida principal do Jardim Industriário, para a posterior pavimentação.

“Os empresários também se colocaram a disposição para firmar parceria com o Município no sentido de pagar asfalto, a parcela de contribuição de melhorias. Então acreditamos que com essa parceria a obra poderá sim ser realizada”, afirmou.

PRESENÇAS – Além de líderes comunitários e servidores públicos, também participaram da reunião a secretária municipal de Planejamento e Coordenação Letícia Graziela Teixeira e o secretário municipal de Indústria, Comercio e Serviços Suedir Ribas.

Fonte: Redação Diário da Serra