Nova presidente da BPW apresenta metas de gestão

Em Tangará da Serra são muitas as mulheres de negócio. Desde profissionais liberais a empresárias, produtoras caseiras, artesãs, entre outras. Parte delas está organizada há algum tempo com o propósito de integrar e capacitar o público feminino, através da BPW Tangará, que compõe uma rede de associações e federações presentes em mais de 100 países.

Na semana passada, a empresária Aliuda Tanaka entregou a presidência da entidade à fisioterapeuta Luciana Vieira, que na manhã de ontem apresentou, em entrevista ao DS, os planos e metas a serem executados em sua gestão pelos próximos dois anos.

Com foco na saúde e do bem estar social, Luciana pretende, além de ampliar os projetos já desenvolvidos na cidade, desenvolver outros, que contemplem algumas necessidades e demandas locais. Doação de sangue, atendimento e orientação de moradoras de comunidades mais carentes são algumas das pretensões.

Em março, a BPW desenvolverá, em parceria com a BPW Brasil e o Hemocentro de Tangará da Serra, uma ampla campanha de doação de sangue. “Percebe-se que o número de homens que doa sangue é bastante grande, enquanto entre as mulheres isso quase não ocorre”, disse Luciana. A intenção, segundo ela, é conscientizar o público feminino sobre a importância da doação de sangue.

No dia 31 de março acontecerá o tradicional chá da BPW – o Chá Mulher 2012. Luciana pretende ampliar a ideia e atrair um número maior de mulheres de negócios para exposição de seus produtos. “Queremos atrair mais empresas, artesãs e mulheres que não fazem parte da BPW para mostrarem seus trabalhos”, explicou.

Antes, entre os dias 15 e 17, a BPW Tangará estará sendo representada no 10º Março é Mulher – Encontro BPW Região Centro-Oeste, que ocorrerá na cidade de Cuiabá (MT). Lá, serão apresentados trabalhos desenvolvidos pelo público feminino, será oferecida capacitação e as mulheres de MS, DF, MS e MT trocarão experiências, juntamente com o Sebrae, grande parceiro da BPW.

Em maio, Luciana adiantou que ocorrerá na Vila Esmeralda o “Dia ´D´ da Mulher”. Profissionais das áreas de saúde, direito, serviço social e administração estarão no bairro oferecendo atendimento e informação a todas as mulheres. “Muitas dessas mulheres não tem acesso a informação, não sabe seus direitos”, explicou Luciana.

Outro evento que deve ocorrer em 2012 é a campanha “Vamos Limpar Tangará”, projeto que visa a consciência da educação ambiental, envolvendo toda população tangaraense em um mutirão de limpeza e de manutenção de forma permanente desta, a fim de que possa pleitear o título de – município ambientalmente responsável.

“Nosso objetivo não é fazer assistencialismo às mulheres de Tangará da Serra, o que queremos e ensiná-las a pescar, a abrirem e tocar seus negócios”, concluiu Luciana.

Fonte: Alexandre Rolim - Redação Diário da Serra