Município busca fortalecimento da piscicultura com entrega de alevinos

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) realizou a entrega de 30 mil alevinos a pequenos produtores rurais na última sexta-feira (17.02). A entrega ocorreu pela manhã, na sede da própria Secretaria, proximidades do estádio Mané Garrincha.

A entrega dos alevinos contou com as presenças do vice-prefeito Idail Trubian, do vereador José Pereira Filho, do secretário municipal de Agricultura e de técnicos e servidores da Seapa. Também marcou presença o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Suedir Ribas.

A entrega de alevinos é o resultado de uma parceria entre o município com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf). Ao todo, foram beneficiados 20 pequenos produtores enquadrados na agricultura familiar que tem na piscicultura uma alternativa de renda.

O objetivo, segundo o secretário Welinton Duarte, é fomentar a cadeia produtiva da piscicultura no município por meio do incentivo da produção e da comercialização de peixes através do ‘Pacote da Agricultura Familiar’, programa do Governo do Estado voltado aos pequenos produtores. O programa conta com a gestão dos 15 Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento instituídos pelo governo estadual, abrangendo os 141 municípios de Mato Grosso. Ao todo serão distribuídos em todo o Estado um milhão de alevinos das espécies Tambaqui, Tambacú e Tambatinga.

No caso de Tangará da Serra, o município integra o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Alto do Rio Paraguai, do qual fazem parte outros 14 municípios da região.

Fonte: Assessoria/Seapa