CEF autoriza município a licitar obras do Parque Linear do Córrego Figueira

A Caixa Econômica Federal autorizou o município de Tangará da Serra a licitar as obras do Parque Linear do Córrego Figueira. A autorização consta no ofício 1-0485/2012/GIDURCB, de 24 de janeiro, endereçado esta semana ao prefeito Saturnino Masson.

Depois de licitadas, as obras seguirão um cronograma de cerca de dois anos para conclusão. No cronograma constam ações como o Plano Técnico de Trabalho Social (PTTS) e a regularização fundiária de toda área do parque.

Os recursos, de R$ 10,042 milhões, serão disponibilizados para o município em conta vinculada, oriundos da segunda etapa do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Outros R$ 6 milhões serão liberados pelo governo federal diretamente a uma empresa credenciada pela CEF para construção de 135 casas populares destinadas às famílias remanejadas da área do parque.

Desenvolvido pelo Departamento de Estudos e Projetos da Secretaria Municipal de Coordenação e Planejamento (Seplan), o Parque Linear do Córrego Figueira cobrirá uma extensa área desde as imediações da Cidade Alta até a região do Jardim Presidente/San Diego. O complexo prevê centro de múltiplo uso, creche materno-infantil, quiosques, playground, além de ações de preservação da biodiversidade e proteção das matas ciliares do córrego. 
 
As 135 moradias populares estão incluídas no processo de desapropriação dos imóveis edificados nas áreas ribeirinhas. As unidades habitacionais serão destinadas às famílias a serem remanejadas, possivelmente para uma nova área às margens da Avenida Brasil, altura do Jardim San Diego e proximidades com Anel Viário. Nas demais áreas residenciais próximas ao córrego haverá melhoramentos.

Fonte: Assessoria Gabinete/Semmea