Prefeitos da região esperam menos dificuldades no setor de saúde pública em 2012

As dificuldades enfrentadas pelos municípios no setor de saúde pública representaram o principal tema debatido entre os prefeitos presentes na reunião ordinária do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio-Norte, realizada na manhã dessa sexta-feira, no auditório do Posto Tanaka, em Tangará da Serra.

Os onze municípios integrantes do consórcio foram representados na reunião, que também contou com as presenças do deputado estadual Wagner Ramos e da diretora do Escritório Regional de Saúde, Edna Girotto. O prefeito de Tangará da Serra, Saturnino Masson, presidente do Consórcio, conduziu o encontro.

Na pauta oficial, o tema central indicava o recredenciamento dos hospitais junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) e a revisão das tabelas de preços dos serviços prestados. Entretanto, o tema que dominou a reunião esteve relacionado às dificuldades sofridas pelos municípios da região com os atrasos nos repasses de verbas estaduais e os obstáculos para o encaminhamento e regulação de pacientes para cirurgias e procedimentos de alta complexidade, entre outros entraves.

O secretário municipal de Saúde de Tangará da Serra, Jairo Ayres, foi enfático ao afirmar que a região precisa de mais atenção do Estado. “O tempo todo tivemos dificuldades de encaixar nossos pacientes para cirurgias de urgência. Não podemos admitir que esses problemas tornem acontecer este ano”, disse Ayres, dirigindo-se ao deputado estadual Wagner Ramos, a quem rogou intervenção incisiva junto ao governo do Estado para que Tangará da Serra e região recebam mais atenção. “É preciso subir o tom lá em Cuiabá, senão enfrentaremos os mesmos problemas – talvez maiores – que tivemos no ano passado”, completou.

O prefeito de Barra do Bugres, Wilson Francelino de Oliveira, também frisou a necessidade de maior atenção do governo à região e citou os atrasos nos repasses de verbas como os maiores problemas enfrentados. No caso de Barra do Bugres, Francelino destacou que o município, que sedia um hospital regional, vivenciou situações dramáticas por falta de recursos, com suspensão no atendimento a pacientes e paralisação de profissionais em virtude da falta de pagamento. “Não podemos conviver com situações como esta. Sem recursos não temos como atender a população, pois a demanda da região é muito grande”, disse.

Já a diretora do Escritório Regional de Saúde, Edna Girotto, defende que a resolutividade da saúde pública ocorra na própria região. “Temos condições de resolver os problemas dos nossos pacientes aqui. É o ideal, pois não devemos depender de Cuiabá. Temos um hospital regional em Barra do Bugres, os hospitais aqui em Tangará da Serra e também em Campo Novo. É possível, sim, resolvermos os nossos problemas aqui mesmo, na região”, considerou.

O deputado estadual Wagner Ramos, por sua vez, concordou integralmente com as queixas e as preocupações dos prefeitos dos municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal e prometeu atuar de maneira firme junto ao governo para assegurar mais atenção ao setor de saúde pública regional. O parlamentar sugeriu ao presidente do Consórcio, Saturnino Masson, o agendamento de uma audiência com o governador, com a presença de todos os prefeitos dos municípios para apresentar reivindicações e cobrar melhorias. “Vamos manter diálogo direto com o governador Silval Barbosa. A região precisa, sim, de mais atenção e é nosso direito exigir estas melhorias. Coloco-me à disposição de todos os municípios que integram o Consórcio para buscarmos soluções para os nossos problemas”, disse.

A direção do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Norte deverá agendar para os próximos dias uma audiência com o governador, com a participação de todos os prefeitos da região.

Fonte: Assessoria Consórcio Municipal