Empresário tangaraense firmará parceria com estado para promover curso de capacitação para catadores de materiais recicláveis

Com o objetivo de profissionalizar os catadores de materiais recicláveis, para que eles tenham um melhor rendimento em suas funções, assim como fomentar as cooperativas de catadores, que o empresário tangaraense Antônio Carlos Cabral do Amaral apresentou à secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, Roseli Barbosa, o projeto para promover curso de capacitação para catadores de materiais recicláveis. A entrega/apresentação do projeto foi realizada na oportunidade do Fórum de Trabalho de Gestão e Serviços do Sistema Único de Assistência Social, o SUAS, realizado no último dia 17 em Tangará da Serra.

“Na ocasião da visita da primeira-dama Roseli Barbosa a Tangará da Serra, e na presença do deputado Wagner Ramos e do prefeito José Jaconias, apresentei o projeto ´Cooperar Reciclando, Reciclar Cooperando´, para que o mesmo possa ser implantado nos 141 municípios do estado de Mato Grosso”, disse Cabral, destacando que da conversa já ficou agendado para os próximos dias uma nova reunião com a secretária para análise aprofundada do mesmo.

Cabral, que é representante da associação não-governamental Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre), informou que o kit didático do projeto foi criado para auxiliar na formação de associações ou cooperativas, sendo composto por um curso de capacitação para catadores de materiais recicláveis de 16 horas, um manual do instrutor com os primeiros passos para formar uma cooperativa de catadores, cartilha educativa, guia da cooperativa de catadores e DVD explicativo e ainda certificados de participação para serem entregues ao final do curso.

Esta iniciativa envolve palestras com diferentes temas como: Relações Humanas; Saúde Pública e Segurança do Catador; Reciclagem; Trabalhando no trânsito; Limpeza Pública; Cooperativismo; A Cooperativa funcionando. No kit há ainda subtemas, todos ilustrativos, relacionados ao ciclo do lixo; eu sou um trabalhador; o tamanho do desperdício; conhecer os sinais de trânsito; sinalizar as carroças; quanto mais cooperados, mais forte é a cooperativa; riscos (mecânicos, químicos, ergonômicos, físicos e biológicos); pagar um taxa para as despesas gerais; coleta e reciclagem (desde o dono do material, passando pelo catador, sucateiro, depósito e aparista, até chegar à fábrica); o que é uma sociedade cooperativa e a diferença da sociedade comercial; e princípios do cooperativismo.

O projeto “Cooperar Reciclando, Reciclar Cooperando” foi lançado em 1994 e desde esta data contribui para formação de pessoas mais conscientes em várias cidades do país e até mesmo em outros países.

Fabíola Tormes - Redação Diário da Serra

Centro Espírita Ramon Sanches promove ciclo de palestras dos 33 anos

O Centro Espírita Ramon Sanches Marques promove a partir desta quarta-feira ciclo de palestras em comemoração aos seus 33 anos de fundação. A programação inicia hoje, a partir das 20h, na sede do Centro Espírita, e segue até o próximo sábado, dia 02, no Centro Cultural.

Hoje, a palestra terá como tema “Os 150 Anos do Livro dos Mediuns”, e será proferida a partir das 20h, na sede do Centro Espírita. Amanhã, no mesmo horário e local, o tema abordado será “As Causas das Tragédias Coletivas”. Na sexta-feira, ainda no Centro Espírita, também às 20h, a palestra terá como tema “Transição Planetária”.

A programação se encerra no próximo sábado, no Centro Cultural, a partir das 20h, com a palestra “A Família na Visão Espírita”, a ser apresentada pelo representante da Federação Espírita de Cuiabá, Dr. La Cordelli.

FONTE DE LUZ - O Centro Espírita Ramon Sanches Marques foi fundado no dia 17 de julho de 1978. Localizado no bairro Vila Alta, na rua Júlio Martinez Benevides, em Tangará da Serra, a entidade é mantenedora da Casa da Sopa “Fonte de Luz” e foi declarada de utilidade pública pela Lei Estadual 7.277, de 22 de maio de 2000, por iniciativa do então deputado estadual Nico Baracat.

Sérgio Roberto - Redação Diário da Serra

Administração Municipal irá lançar campanha visando elevar auto-estima da população

No turismo, Tangará da Serra possui várias segmentações de mercado, como, aventura, negócios, lazer, rural, etnoturismo indígena; também conta com mais de 90 eventos cadastrados anualmente. Somente na cidade, existem mais de 27 hotéis, com 1.450 leitos. O município também é destaque em saúde, pois são mais de 60 clínicas; Em educação, com mais de 20 opções de cursos superiores.

De acordo com o IBGE, Tangará da Serra também é o 6 ° maior município do Estado e conta hoje com 84.076 habitantes e mesmo com todos esses dados positivos para os tangaraenses, a administração municipal acredita que a população esta com auto-estima baixa. Para mudar esta realidade, o governo municipal esta preparando uma campanha que conta com a participação de entidades da cidade, como Acits, CDL, Contac, entre outros.

“A cidade não pode sofrer com os problemas políticos. A nossa cidade tem que estar acima dos interesses políticos. O nosso cidadão tem que ter orgulho de ser tangaraense”, disse o prefeito José Jaconias da Silva, durante reunião que discutiu o lançamento da campanha, que tem como principais objetivos, resgatar a posição de Pólo Regional, fomentando o desenvolvimento das relações entre pessoas, famílias, instituições, empresas, governos e comunidades, melhorando a qualidade de vida da população.

Segundo o superintendente de Governo e um dos criadores do projeto, Lucas Gomes, “é necessário envolver todos os agentes públicos, privados e população em geral para que com o resultado dos trabalhos, consigamos divulgar Tangará da Serra através de suas qualidades e potencialidades; Retomar o espírito coletivo, bem como a auto-estima da população e atraindo assim, investimentos públicos e privados para nossa cidade, além de incluirmos Tangará da Serra no roteiro turístico para a Copa de 2014”, salientou.

Nelli Tirelli - Assessoria de Imprensa

Proposta para construção de Banco de Alimentos em Tangará é selecionada pelo Ministério do Desenvolvimento Social

A Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, através da secretaria de Coordenação e Planejamento enviou proposta para o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome para construção de Banco de Alimentos em Tangará da Serra, a qual foi aprovada pelo órgão no valor de R$435.000,00 (quatrocentos e trinta e cinco mil reais).

Segundo a chefe de Departamento de Estudos e Projetos da Prefeitura, o principal objetivo da proposta é “atender a demanda sempre crescente das entidades beneficentes do município, como creches, asilo, e beneficiários do programa da Conab, além de fomentar a agricultura familiar, proporcionando ao homem do campo condições sócio-econômicas-ambientais adequadas, bem estar e fixando o no campo, gerando renda, com qualidade de vida”, explicou Mirian Almeida.

De acordo com o prefeito José Jaconias da Silva, Tangará da Serra dispõe de condições muito favoráveis para implantação do Banco de alimentos, como solo, clima, disponibilidade de água para cultivo e mercado de produtos, principalmente para a agricultura familiar”, falou ele, que informou ainda, que “o município conta com o Assentamento Antonio Conselheiro com 965 famílias assentadas e dois projetos do crédito fundiário, Vale do Sol 2 e Bezerro Vermelho, com 191 assentadas e Vale do Sol 1, com 88 famílias assentadas, além de outros pequenos produtores rurais, feirantes que contribuem para a produção agropecuária dentro do município e que serão beneficiados com o projeto”.

Segundo a proposta de convênio, o município deverá estar recebendo do Ministério do Desenvolvimento Social ainda este ano o montante de 180 mil reais para inicio do projeto, mais 237 mil reais em 2012, além de 180 mil reais da contrapartida financeira, totalizando 435 mil reais.

Nelli Tirelli - Assessoria de Imprensa

Prefeito Jaconias participa da abertura do 6º EMESOL

Teve inicio na manhã desta terça-feira (28.06) em Tangará da Serra, o 6º EMESOL – Encontro Mato-Grossense de Economia Solidária 2011. O evento que esta acontecendo, no prédio da Escola Técnica Pirâmide, na Avenida Brasil número 2372-S, no Jardim Europa, se encerrará no dia 30 de junho. “Este é um evento voltado à troca de experiências. A economia solidária é solidária até na divisão de conhecimentos, na solução de problemas comuns e no debate sobre os rumos do movimento no Estado”, conta o professor Neuri Eliezer Senger do NUPES.

A escolha de Tangará da Serra como sede do evento ocorre em face de a cidade ser exemplo de incentivo ao setor através do Núcleo de Políticas para a Economia Solidária (NUPES), ligado à Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços e mantido pela Prefeitura Municipal.

Durante a solenidade de abertura, o prefeito José Jaconias da Silva falou da importância do evento. “Esse é uma oportunidade única para vocês participantes, de adquirirem novos conhecimentos e de aprimorar o trabalho de vocês, então espero que todos aproveitem e tirem o máximo de proveito do 6º Emesol”, disse ele.

O evento está contando com a participação de representantes de projetos, associações e cooperativas de Cuiabá, Rondonópolis, Cáceres, Colider e outras cidades do estado. De Tangará da Serra estão participando vários empreendimentos como associações de artesãos, cooperativas e grupos que geram trabalho e renda de forma coletiva representando varias comunidades e assentamentos.

Assessoria de Imprensa

Vanuza Soares dos Santos toma posse como nova secretária de Assistência Social

Depois de dar posse ao novo secretário de Educação e Cultura, o prefeito José Jaconias da Silva nomeou na tarde desta terça-feira (28.06) a nova secretária de Assistência Social, Vanuza Soares dos Santos.

A nova secretária da pasta é formada em Administração de Empresas pela Unemat e formanda em Ciências Contábeis pela Unigran, além de ser pós-graduada em Gestão Organizacional pela Unemat. Ela também já foi coordenadora da Pastoral da Juventude por mais de 15 anos e coordenadora do grupo da melhor idade da Univida.

Natura de Uberlândia, Minas Gerais, Vanuza Soares dos Santos, é moradora de tangará da serra há aproximadamente 15 anos. “Estou conhecendo os trabalhos desenvolvidos pela secretaria e espero desenvolver um trabalho participativo com a equipe. Também daremos continuidade aos programas que já estão em andamento e iremos melhorar ainda mais o atendimento a sociedade e as pessoas mais carentes que são nosso principal foco”, afirmou Vanuza.

Já para o prefeito tangaraense, a nova secretária de Assistência Social “é uma pessoa muito preparada, tem sensibilidade do ponto vista social, tem responsabilidade, amor no coração para as causas sociais, então fiquei muito contente por ela ter aceito o nosso convite e tenho certeza, que ela vem para somar por já ter bastante experiência na área, além de ter bastante entrosamento político”, disse Jaconias.

Nelli Tirelli - Assessoria de Imprensa

1º Festival Misturando Cores nas Raízes Brasileiras

Será realizado em Tangará da Serra-MT no período de 30 de Junho a 02 de Julho de 2011 o 1º Festival Misturando Cores nas Raizes Brasileiras, uma realização do Ponto de Cultura, a Arte que Transforma e a Associação Folclórica de Tangará da Serra.

A programação terá palestras, oficinas e Shows Culturais. As apresentações acontecerão no Centro Cultural, Ponto de Cultura e Pça. dos Pioneiros.

A abertura acontecerá dia 30/06 às 20 hs no Centro Cultural Pedro Alberto Tayano Filho, com apresentação de Dança do Ventre, apresentação de violão, guitarra, teclado, bateria, teatro, capoeira e exposição de trabalhos artísticos de Pintura, artesenato e desenho.

Maiores informações serão fornecidas pelas Fones: (65) 3325-2155 e 9914-3022. As Inscrições para palestras e oficinas serão limitadas.

Humberto Ferreira - Redação

Nova sede do Cartório Eleitoral é inaugurada em Tangará da Serra

Com uma estrutura bem mais ampla, moderna e confortável, inaugurou na manhã desta quarta-feira (22.06) a nova sede do Cartório Eleitoral de Tangará da Serra, que a partir de agora, esta localizado na Avenida Ismael José do Nascimento, próximo a Escola Municipal Dom Bosco.

Marcaram presença no evento, além do prefeito José Jaconias da Silva, a Drª Tatiane Colombo, Juiza Eleitoral, tenente Abel, da Companhia do Corpo de Bombeiros, Dr. Josemar, presidente da OAB, Loani, Chefe do Cartório Eleitoral, o advogado dr. Jonas Rachid, entre outros.

“Esse é um importante espaço para a realização dos trabalhos eleitorais aqui no nosso município, e sabemos que a nossa população a partir de agora terá um local muito mais agradável e espaçoso para ser atendido e isso nos deixa muito satisfeitos”, declarou Jaconias.

Nelli Tirelli
Assessoria de Imprensa

Prefeito Jaconias recebe apoio do Deputado Wellington Fagundes

O prefeito em exercício de Tangará da Serra, José Jaconias da Silva(PT) recebeu apoio do deputado federal Wellington Fagundes, presidente estadual do PR, em diversas demandas encaminhadas pelo chefe do executivo tangaraense. Segundo Jaconias, com Fagundes foram discutidas duas pautas, a primeira abordando a situação política existente atualmente em Tangará da Serra e a segunda, sobre as demandas administrativas da cidade. “Apresentei algumas demandas ao deputado e pedi a colaboração dele para saná-las. Ele nos garantiu que colaborará com Tangará da Serra e com a nossa administração”, afirmou o prefeito.

Jaconias disse à reportagem que Fagundes se colocou a disposição da cidade, colaborando com a estabilidade política e com a administração. “Estabelecemos um bom diálogo com o deputado visando à colaboração dele no envio de emendas e de aproximação com os governos federal e estadual”, revelou Jaconias. Wellington Fagundes estará em Tangará da Serra na quinta-feira da semana que vem para a inauguração da TV Vale/Record, aproveitando essa data, o prefeito em exercício está desenvolvendo uma extensa agenda com o parlamentar. “Temos diversos protocolos e solicitando emendas principalmente para infraestrutura”, frisou.

Sobre o apoio de Fagundes, Jaconias declarou. “Ter o apoio do deputado em nossas demandas significa ter do nosso lado o presidente de um grande partido em Mato Grosso, ter um parlamentar experiente com seis mandatos e ter ainda o respaldo político em nossa gestão”, concluiu.

Diego Soares - O Jornal

Parceria entre Prefeitura Municipal e diretoria do Sindicato Rural deverá se concretizar para 20ª Exposerra

Em setembro acontece em Tangará da Serra a 20ª edição da Exposerra e a 31ª Festa do Peão e visando o apoio da Prefeitura Municipal para garantir ainda mais o sucesso do evento, a diretoria do Sindicato Rural se reuniu na tarde desta terça-feira (21.06) com o prefeito José Jaconias da Silva. Também participou da reunião o presidente da APAE, senhor Rubens Jolando.

Durante a reunião, o prefeito tangaraense destacou a importância do evento para a cidade. “A exposerra atrai todos os anos centenas de visitantes, são pessoas de municípios vizinhos, são peões do Estado e até mesmo de outros Estados do País que vêem participar do evento e que gastam aqui no município e divulgam o nome da nossa cidade, em função disso, somos parceiros deste grande evento e apoiamos a realização dele, pois sabemos o quanto de benefícios que ele traz para nós e principalmente para os comerciantes.”, disse Jaconias.

Segundo Normando Corral, da diretoria do Sindicato Rural, organizador da Exposerra, a exposição neste ano terá diversos atrativos, como os shows nacionais da dupla serteneja, Zezé de Carmargo e Luciano, Milionário e José Rico, além de Calcinha Preta, entre outros. “Nós queremos animar e elevar a auto-estima da nossa população, em função disso, estamos melhorando os shows nacionais para este ano”, falou ele.

Já o senhor Ricardo, presidente do Sindicato Rural, falou da importância da parceria com Prefeitura Municipal, a qual valoriza a realização do evento. “Sem a parceria da Prefeitura nós não teríamos como deixar a entrada da população mais acessível no parque, principalmente nos dias de show’s nacionais, então agradecemos e muito ao prefeito Jaconias pela parceria”.

Nelli Tirelli
Assessoria de Imprensa

Prefeito assinou contrato para reforma de veículos do Corpo de Bombeiros

O prefeito José Jaconias da Silva assinou na manhã desta terça-feira (21.06) contrato de parceria entre Município e o Estado para reforma total da viatura 08-055 de combate a incêndio, caminha MB 1113.

De acordo com o contrato, o município estará investindo aproximadamente 100 mil reais no conserto dos veículos. “São diversos reparos a serem feitos nos veículos, ou seja, diversos problemas mecânicos, como nos rolamentos das rodas, suspensão dianteira, revisar bomba de incêndio e motor, além de uma reforma geral na parte de funilaria, tanto da cabine quanto do tanque, desta forma, tornando-a efetivamente uma viatura de combate a incêndio”, explicou o prefeito, que completou ainda, “Temos que estruturar a nossa companhia do Bombeiros Militar, e dar suporte para que ela possa atender da melhor forma possível o nosso cidadão tangaraense, como no mínimo, veículos adequados”.

Estavam presentes no ato de assinatura do contrato com a empresa que fará todo o trabalho, o major Barbosa, comandante da 3ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros Militar, os saldados Fausto e Swartz. Também marcou presença o secretário de Planejamento, Kleiton Araújo e o senhor Márcio Lopes., presidente do Funrebom.

Nelli Tirelli - Assessoria de Imprensa

Serra Vence Palmeiras por 1 a 0

A equipe comandada pelo técnico Higuita venceu, na tarde deste domingo (19), a equipe do Palmeiras da capital, que também se prepara para a 2ª divisão, pelo placar de 1 a 0, no estádio Mané Garrincha.

O placar poderia ser bem maior, não fossem as chances desperdiçadas pelo centroavante Luiz Capela; num cruzamento da esquerda para a direita de Júnior Paraíba, ele, na cara do gol, desperdiçou, ainda no primeiro tempo e outra no final do segundo tempo, quando cabeceou para a rede e foi para fora.

O pouco número de torcedores que compareceu ao Mané Garrincha teve a impressão que o Serra poderia golear seu oponente, pois aos 33 minutos da primeira fase, Igor pegou uma paulada de fora da área fazendo o único gol da partida.

Ficha técnica:
Estádio Mané Garrincha – Tangará da Serra
19/06/2011
Árbitro: Márcio Rogério de Souza.
Auxiliar 1: Ivan Batista dos Santos.
Auxiliar 2: Altair Pereira Leite.

A . A . Serra : Luiz Fernando; Juninho Mundaú, Clebão, Fabinho ( Heron) e Kid Gonzales. Igor, Titi (Serginho), Valdo Alagoano (William), Adriano (Dede), Luiz Capela e Júnior Paraíba (Pit Bull).
Técnico: Higuita.

Palmeiras: Dener (Danilo), Eduardo, Claudinei (Jovani) ,Jean ( iaguinho) e Dau. Joan, Careca (Felipe), Zezinho (Ricardo), Fabiano e Wilton (João Márcio).
Técnico: Ezequiel Rosa

SATISFEITO - E o técnico Higuita, gostou do que viu e está otimista pelo trabalho que a diretoria vem realizando. Ontem mesmo foi apresentado o novo reforço, Linha, centroavante vindo do Joaçaba -SC, com passagem pelo Cianorte e Paranavaí, clubes da primeira divisão do futebol paranaense. E deve se juntar ao grupo hoje à tarde, Zé Carlos, lateral direito vindo do Sport Recife.

A equipe serrana se reapresenta hoje pela manhã aos que participaram do amistoso, os que jogaram voltam à tarde. Fabinho saiu contundido e faz reavaliação, Adriano e Júnior Paraíba sentiram falta de ritmo de jogo, mas não chegam a preocupar para o próximo amistoso, que deverá ser com o Crac, de Campo Verde, ou o Grêmio de Jaciara, no próximo sábado.

Francisco Ferreira Neto / Redação Diário da Serra

Prefeito Jaconias e empresários discutem melhorias para a cidade

O prefeito José Jaconias da Silva se reuniu na tarde de sexta-feira (17.06) com o presidente da ACITS – Associação Comercial e Empresarial de Tangará da Serra, senhor Leoclides Bigolin, bem como com empresários que fazem parte da associação, além de representantes de entidades. Também participaram do encontro, o superintendente de governo, Lucas Gomes, o secretário de Planejamento, Cleyton Araujo, secretário de Infraestrutura, Clóvis Batista e a secretária de Indústria, Comércio e Serviços, Maisa Coutinho.

Durante a reunião, diversos assuntos foram discutidos, dentre eles, a liberação da renovação do Alvará de localização, sem vinculo com laudo do corpo de bombeiro; IPTU’s; trânsito, faixas elevadas, sinalização, entre outros. “Estamos satisfeitos em poder participar da reunião e contribuir para o melhoramento do trânsito da cidade”, disse o presidente da ACITS, Leoclides Bigolin.

Já o prefeito municipal, José Jaconias da Silva, afirmou que a parceria com os empresários e a contribuição dos mesmos para se melhorar a cidade é extremamente importante. “Os empresários da nossa cidade nos ajudam no crescimento, no desenvolvimento da nossa cidade, geram emprego e renda, então, é importante que façamos essas parcerias, para que possamos atender as necessidades dos empresários e de todos os cidadãos que aqui vivem”, falou o prefeito tangaraense.

Nelli Tirelli - Assessoria de Imprensa

Jaconias participou de reunião no Lions Clube

O prefeito José Jaconias da Silva participou na noite da última quinta-feira (16.06) de reunião com integrantes do Lions Clube.

O objetivo do encontro, que aconteceu na sede do clube, foi fazer alguns esclarecimentos referentes aos últimos acontecimentos políticos e também falar de alguns projetos para o município. “Nós agradecemos pela oportunidade de poder falar com vocês e esclarecer alguns fatos e também, queremos a partir de agora, colocar os projetos que temos para o município em prática”, disse Jaconias.

Para os participantes, a reunião foi bastante produtiva e esclarecedora. “Gostei muito da reunião e até acho que o prefeito deve participar de reuniões com outros clubes de serviços”, disse José Rosa, integrantes do Lions Clube.

Nelli Tirelli
Assessoria de Imprensa

Associação Atlética Serra se reuniu com prefeito Jaconias

O prefeito José Jaconias da Silva se reuniu na manhã desta terça-feira (14.06) com a diretoria da Associação Atlética Serra. O principal objetivo do grupo foi buscar apoio do executivo municipal no sentido de fortalecer a equipe, que em julho estará participando do Campeonato Mato-grossense, 2ª divisão.

De acordo com o prefeito municipal, a equipe tem total apoio do município. “Tudo o que for possível nós fazermos para ajudar a equipe que levará e divulgará o nome da cidade nós faremos. Vocês tem meu total apoio”, falou Jaconias, que afirmou ainda que irá buscar parceria com empresários da cidade para que os mesmos apóiem a equipe, já que o município é impossibilitado de patrocinar o grupo.

Segundo Valter Locatelli, que faz parte da diretoria da Associação Atlética Serra, o apoio do município é importante no sentido de contribuir para que a equipe possa participar do campeonato mato-grossense. “Nós já acertamos com o prefeito que nos dará total apoio, já fizemos a apresentação da equipe, que foi durante a programação do aniversário da cidade, agora só faltar conquistarmos esse apoio dos empresários da cidade e também o titulo de campeões durante o mato-grossense”, salientou Locatelli.

Carnê do torcedor

Durante a reunião ainda, a diretoria do Serra aproveitou para apresentar ao chefe do executivo tangaraense, o “carnê do torcedor”, o qual deverá ser adquirido pelos empresários da cidade e dará direito aos mesmos de receberem um kit composto por camiseta, boné e cartão sócio torcedor. “Com este cartão de sócio torcedor, o empresário irá pagar somente meia entrada para assistir aos jogos”, informou Valdemar Manrich, integrante da diretoria do Serra.

Nelli Tirelli - Assessoria de Imprensa

6ª Caminhada de Combate à Hipertensão, Diabetes e Obesidade foi sucesso de público e saúde

O Instituto Pró-Vale e a Unimed Vale do Sepotuba realizaram na tarde de ontem a 6ª edição da Caminhada de Combate à Hipertensão, Diabetes e Obesidade deste ano.

Mais de mil pessoas – cerca de 600 a mais do que o ano passado – participaram de uma tarde de muita saúde e animação. “O objetivo do evento, que vem sendo realizado há seis anos, é de criar nesses participantes o hábito saudável da caminhada”, comentou o presidente Unimed Marcos Nishimura, destacando que o evento faz parte de um programa de medicina preventiva. “Estamos buscando prevenir as doenças mais graves causadas pelo sedentarismo. Antes de tratarmos a doença, é melhor prevenirmos”.

E para participar de forma tranquila do evento, todos os participantes, ao fazerem suas inscrições gratuitas, ganharam uma garrafinha de água para hidratação ao longo de todo o percurso, além de participarem de um alongamento conjunto. Ao final da caminhada os organizadores sortearam entre os presentes três bicicletas, além de destinar mais uma ao maior grupo uniformizado que participou da campanha.

Um desses grandes grupos que participou na tarde de ontem do evento foi o da melhor idade da Vila Esmeralda. Com cerca de 48 integrantes, o grupo adotou a prática regular de caminhadas em 2005, a partir de recomendações médicas. “Toda terça e quinta nos reunidos, a partir das 6 horas da manhã, na Vila Esmeralda, para caminharmos”, comentou a organizadora e incentivadora do grupo, a técnica em enfermagem Vera Lúcia. “Hoje, seis anos depois, tivemos grandes benefícios dentro do grupo como controle da pressão, diabetes, entre outras doenças, além de muita alegria, disposição e até casamento”, brinca, contando que o casal se conheceu durante o projeto e se casaram logo depois.

FABIOLA TORMES / Redação Diário da Serra

Para ficar: População apóia a permanência de Jaconias a frente da administração municipal

Após realizar um diagnóstico detalhado da situação orçamentária e financeira do município de Tangará da Serra, o prefeito José Jaconias da Silva, conforme anunciado, tomou diversas medidas no sentido de cortar gastos desnecessários, otimizar os serviços públicos, organizar a administração e melhorar o atendimento ao cidadão tangaraense, garantindo transparência na gestão.

O prefeito tem recebido o apoio maciço da população, através de manifestações diversas, seja por meio de pessoas, empresas, associações, clubes de serviços, entre outras entidades. São jovens, adultos, estudantes e empresários que defendem a permanência de Jaconias a frente da administração municipal. São mais de 50 entidades que demonstraram seu apoio.“Precisamos de jovens, com novas idéias, comprometidos com o crescimento de nosso município”, declarou frei Valdir Schneider, Pároco de Tangará da Serra.

Jaconias também recebeu apoio do Conselho Tangaraense das Associações Comunitárias (Contac), através de uma carta, “Vamos através desta moção de apoio a Vossa Excelência, lhe oferecer nossas mais sinceras colaborações no que se fizer necessário para essa enorme responsabilidade, que no momento, recai sobre seus ombros que é de ter de administrar nosso Município, num momento tão turbulento que passamos politicamente, e entendemos que a sua preocupação de fazer uma boa gestão nestes dias que ficará a frente do executivo municipal. Sabemos da sua capacidade e a sua fé em Deus que lhe alavancará e os amigos que também, como você, quer ver Tangará nas páginas dos principais meios de Comunicação, brilhando e; em paz dando melhores dias para que nossa terra prometida por Deus e a das nossas futuras gerações”, dizia parte da carta de apoio.

A prova de apoio da comunidade também veio através do aumento da arrecadação da receita municipal, que na média dos quatro primeiros meses foi de R$8.285.554,00 (oito milhões, duzentos e oitenta e cinco mil e quinhentos e cinqüenta e quatro reais) e no último mês (maio) foi de R$11.522,65 (onze milhões, quinhentos e vinte e dois mil e sessenta e cinco reais).

“Esse é o resultado do trabalho e do compromisso com a população tangaraense. Até mesmo os repasses do governo Estadual e Federal que ainda não tinham sido realizados para custear diversas despesas, incluindo da saúde, começamos a receber neste mês. Fruto da confiança e da parceria com nosso povo e com os demais governos”, frisou Jaconias.

Espera-se agora, com conhecimento da real situação, com planejamento definido, com apoio da comunidade que o município retome o caminho de desenvolvimento e tome lugar de destaque no cenário estadual e federal.

Em breve será lançada uma campanha de mobilização de opinião pública que dentre seus objetivos, visa retomar a auto-estima da população que já demonstra acreditar novamente em nosso município.

Fonte: www.tangaradaserra.mt.gov.br

Jaconias e Felisbino buscarão recurso para asfaltar MT 235 ligando Tangará a Santo Afonso

O prefeito José Jaconias da Silva recepcionou na tarde desta sexta-feira (10.06), uma comitiva do município de Santo Afonso, a qual foi liderada pelo prefeito do município vizinho, senhor Silvio Souto Felisbino.

Na oportunidade o prefeito tangaraense juntamente com o prefeito de Santo Afonso discutiram entre outros assuntos, o asfaltamento da MT 235, ligando os dois municípios.

Após a reunião, eles definiram agendar uma reunião nos próximos dias com o governador do Estado, Silval Barbosa para se buscar o recurso. “Essa é uma grande necessidade nossa, da região, então vamos buscar fazer uma parceria com o governo do Estado, para que juntos possamos fazer essa obra”, disse Jaconias.

Nelli Tirelli - Assessoria de Imprensa

Comitiva de Tangará participa da 4ª edição da Confortex

Uma comitiva composta por empresários do ramo moveleiro, a secretária de Indústria, Comércio e Serviços do município, Maisa Coutinho, entre outros, viajaram na manhã desta sexta-feira (10.06), para Cuiabá, onde participarão da 4ª edição da Confortex (Feira de Móveis, Decoração e Construção).

O evento teve inicio na noite de quinta-feira (09.06) e só deve encerrar no próximo domingo (12.06) e a expectativa dos organizadores é de que mais de 18 mil participantes visitem a feira, no Centro de Eventos Pantanal, onde 3 empresas de Tangará da Serra estão expondo seus trabalhos.

“Essa é uma grande oportunidade de conhecimento e de negócios para todos do ramo moveleiro, por isso, nos organizamos para participar e movimentar esse setor de nossa cidade”, disse Maisa Coutinho.

Nelli Tirelli - Assessoria de Imprensa

13 de Maio: Mais uma escola estadual adere à paralisação em Tangará da Serra

Em estado de greve desde a última segunda-feira, 6, mais trabalhadores da educação de Tangará da Serra, a cada dia, passam a aderir ao movimento. Ontem foi a vez dos professores da Escola Estadual 13 de Maio pararem as atividades. “Fizemos uma nova reflexão, a partir de novos pontos apresentados pelo Sintep, e em comum acordo com todos os profissionais, decidimos paralisar as aulas, também por tempo indeterminado”, informou o coordenador da escola, professor Sebastian Ramos, explicando ainda que, após decisão tomada, a unidade educacional reuniu na manhã de ontem todos os alunos para comunicar a decisão. “A partir de hoje [sexta-feira] o 13 está aderindo à greve”. Com mais uma escola, a greve já atinge 70% de unidades escolares no município.

Com cerca de 1,2 mil alunos, a escola entende a preocupação de toda a sociedade e, principalmente, dos pais, quanto a paralisação das aulas. Porém, o coordenador pede para que todos entendam o movimento de reivindicação que luta não somente por melhores salários, mas também por melhores estruturas, entre outros.

Quanto ao salário, o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) rejeição a nova proposta de reajuste salarial apresentada pelo governo do estado nesta semana. A nova proposta ao sindicato previa o piso salarial de R$ 1.312,00 para os professores que possuem nível médio. Os demais trabalhadores começariam a receber o piso somente a partir de dezembro de 2011. A proposta foi rejeitada pelo sindicato, pois "não atende às nossas reivindicações. É um desrespeito com a classe dos trabalhadores da educação dividir a categoria dessa maneira. Com essa proposta, somente 94 professores e 800 trabalhadores seriam beneficiados", esclareceu o presidente do Sintep/MT, Gilmar Soares.

A aplicação do piso salarial de R$ 1.312,00 reivindicado pelos trabalhadores da educação não está fora da realidade financeira de Mato Grosso. Se esse valor já fosse praticado, a folha de pagamento da pasta custaria pouco mais de R$ 760 milhões, o que equivale a 57,82% da arrecadação estadual da Educação. Portanto, não ultrapassa os 60% que devem ser destinados ao pagamento de salários dos profissionais da educação. A análise está baseada no estudo feito pelo Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) e que não foi contestado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Gilmar Soares afirma que a greve continuará até que o piso salarial de R$ 1.312,00 seja implantado para todos os trabalhadores da educação; as horas atividades para professores contratados sejam pagas; os professores concursados tomem posse imediata e haja avanço na lista dos classificados nos concursos. Segundo o sindicalista, "reconhecemos os esforços da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), mas vivemos em um paradoxo. De um lado, a demanda por educação aumenta todos os dias, o que implica a melhoria da qualidade do ensino público. De outro lado, diversos recursos são tirados da educação, o que faz com que essa demanda nunca seja atendida".

FABIOLA TORMES / Redação Diário da Serra

Presidentes das associações esportivas manifestam apoio a Jaconias

O prefeito José Jaconias da Silva recebeu na manhã desta quinta-feira (09.06) os presidentes e representantes das Associações Esportivas do município, que na oportunidade, manifestaram apoio ao chefe do executivo diante da situação político-administrativa do município.

Durante toda a reunião, cada segmento esportivo manifestou seu apoio. “Eu gostaria de afirmar que nós da liga esportiva só temos a agradecer ao município por todo apoio que nos tem dado em nossas ações, felizmente hoje o nosso trabalho é totalmente reconhecido graças a ajuda da Prefeitura Municipal, então, o Jaconias tem todo meu apoio durante a sua administração”, disse Jedson Zanesco, presidente da Liga Esportiva de Tangará da Serra.

Também presente na reunião, o diretor administrativo da Associação de Ciclismo Tangaraense, José Abdo Sotello, salientou a importância de todos se unirem para fortalecer a administração. “Esse é um momento em que temos que somar esforços para o bem de Tangará, então, pode contar com nosso apoio”, falou ele.

Presença

O secretário municipal de Esportes, Wellington Bezerra também participou do encontro. “Esse é um momento difícil, em que temos que ter tranqüilidade para trabalharmos e fazermos o melhor para a população e esse é o nosso propósito e é para isso que estamos aqui”, frisou ele.

Já o prefeito em exercício, José Jaconias da Silva, agradeceu o apoio de todos. “Muito obrigado pelas palavras de vocês, eu só quero pedir um pouco da compreensão de todos, pois quando tudo se tranqüilizar, vamos juntos desenvolver um excelente trabalho em prol do esporte tangaraense”, finalizou.

Nelli Tirelli - Assessoria de Imprensa

Jaconias participou de lançamento de livros de “Economia Solidária”

O prefeito José Jaconias da Silva participou na noite da última quarta-feira (08.06) do lançamento de mais dois volumes da série Educação e Socioeconomia Solidária, volumes 5 e 6, dos professores Sandro Sguarezi, Juliano Luis BORGES, autores do livro “Educação e sócioeconomia solidária: práxis educacional e desenvolvimento social”, Vol. 6. Série Sociedade Solidária, da Editora CRV/Editora Unemat: Curitiba, 2011.

Na mesma noite, também foi lançado o livro “Educação e sócioeconomia solidária: perspectivas para o desenvolvimento local”, Vol. 6. Série Sociedade Solidária, da Editora CRV/Editora Unemat: Curitiba, 2011, também dos autores Sandro Sguarezi, Juliano Luis Borges e Neuri Senger.

“É uma noite muito especial para todos nós, após todo este trabalho de pesquisa e de estudo, agora nós temos aqui o reconhecimento, o fruto do trabalho de vocês, então, eu gostaria de parabenizá-los pelo brilhante trabalho e dizer que somos parceiros de vocês, somos parceiros de todos os trabalhos da Unemat”, disse o prefeito em exercício, José Jaconias da Silva.

Presença

Também marcaram presença na solenidade de lançamento, que aconteceu na Unemat, a secretária de Indústria, Comércio e Serviços, Maisa Coutinho, o secretário de Educação, professor Nadir Bariviera, o secretário de Administração, Rodney Gárcia, o vereador, José Pereira Filho, entre outros.

Nelli Tirelli - Assessoria de Imprensa

Jaconias participa ao vivo de programa jornalístico da Rádio Tangará

O prefeito José Jaconias da Silva participou ao vivo do programa “Tangará em Alerta”, apresentado pelo grande comunicador Silvio José Somavilla. A entrevista aconteceu na manhã desta quarta-feira (08.06).

A entrevista durou cerca de uma hora e teve a participação também por telefone da comunidade tangaraense com diversas perguntas, as quais foram todas respondidas pelo chefe do executivo tangaraense. “Os principais questionamentos da população é com relação ao asfalto e nós já fizemos o cronograma de obras e fazer primeiramente o asfalto nos bairros que já efetuaram o pagamento dos seus carnês. Só estamos esperando regularizar a pedreira, de onde vamos tirar as pedras britas para iniciarmos esse trabalho, mas aos poucos vamos atender todos os bairros”, disse Jaconias, que completou ainda, “nós estamos fazendo um paliativo de todos os bairros e estamos procurando inicialmente atender as principais necessidades de cada um”.

Perguntas referente a OSCIP IDHEAS também foram feitas a Jaconias pelo apresentador. “Eu estou muito tranqüilo, pois após toda a investigação da policia federal, em nenhum momento meu nome foi citado e sei que o julgamento por parte da Câmara é mais um julgamento político, mas sei que eles terão serenidade e votarão pelo bem de Tangará da Serra”, respondeu ele.

Já com relação aos outros partidos que foram aliados e adversários na última eleição, o prefeito tangaraense disse que sua intenção é somar. “Nós queremos é somar, trazer todos para trabalharem junto conosco por uma Tangará melhor, por uma Tangará mais unidade e com o povo mais feliz com as conquistas que poderemos obter juntos”, finalizou.

Nelli Tirelli - Assessoria de Imprensa

Jaconias faz doação de área para construção da sede do GAO

O prefeito José Jaconias fez a entrega oficial de área para construção da sede do GAO (Grupo de Apoio Oncológico) em Tangará da Serra. O evento aconteceu na noite de sábado (04.06) durante o Jantar dançante realizado pelo grupo no TTC.

Centenas de pessoas participaram e acompanharam o ato de entrega da documentação da área, localizada na Avenida Brasil, no Jardim Paraíso. “O GAO desenvolve um excelente trabalho na nossa cidade e nós do poder público não poderíamos deixar de dar a nossa contribuição para o grupo.”, disse o prefeito em exercício, José Jaconias da Silva.

Para a vice-presidente do GAO, o ato do poder público em fazer a doação da área “é de grande importância para o GAO, pois quando construirmos a obra, que já esta com o projeto pronto, poderemos fazer os atendimentos com muito mais conforto e comodidade, além de que será um espaço amplo e bonito, por isso só temos a agradecer a todos”, falou Edna Girotto.

Entrega

Participaram do ato da entrega do documento da área, a presidente do GAO, senhora Nereide Lúcia Martinelli, a vice-presidente, senhora Edna Girotto e o Dr. Luciano Narezzi, arquiteto, autor do projeto da construção.

Nelli Tirelli - Assessoria de Imprensa

Entidades se mobilizam para saldar o meio ambiente em seu dia

Amanhã, 05 de junho, comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente. Uma data estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano. Celebrado anualmente desde então no dia 5 de Junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente cataliza a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.

Em Tangará da Serra, a programação de entidades e de órgãos governamentais ligados à área será extensa. O Rotary Club de Tangará da Serra-Centro, por exemplo, estará fazendo a soltura de balões biodegradáveis contendo sementes de plantas nativas da região, na ´Chácara da Skol´. O projeto foi idealizado pelo rotariano Gilberto Pires e patrocinado por seus companheiros de clube.

A BPW Tangará – Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais -, lembra a data ainda hoje, com a entrega de panfletos educativos e sacolas de câmbio, pregando a consciência ambiental, em frente à Praça da Bíblia. Amanhã, o trabalho da BPW continua com a entrega de panfletos educativos nas igrejas locais. Na próxima semana, o expediente será o mesmo, contando com a ajuda de parceiros como Rotaract, Interact, DeMolay e Leo Clube, desta vez com a distribuição em escolas da rede pública e particular.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmea), juntamente com parceiros, iniciou sua programação na última quarta-feira, 1, e segue até a segunda, 6. Hoje, às 9h, haverá um ato de sensibilização silencioso pela preservação ambiental na Praça da Bíblia, às 16h, a CÃOminhada e, às 17h, a distribuição de mudas de árvores no bairro Morada do Sol. Amanhã, a Semmea se junta ao Rotary na ´Chácara da Skol´. E, finalizando a programação, no dia 6, haverá a entrega de certificados ambientais e plantio de mudas de árvores, às 9h, na Praça da Vila Horizonte.

DICAS – E pela própria história do DS em apoio às atividades de preservação ambiental no município, trazemos aqui algumas dicas para melhorar o ambiente e o dia a dia de Tangará, com ações simples e que podem ser implementadas pelos cidadãos e pelos governantes. Veja, siga e faça:

• Não desperdice água lavando calçadas e áreas, reutilize a água das piscinas e das máquinas de lavar roupas. E se você detectar vazamentos em ruas, chame o Samae imediatamente;

• Tome banhos mais rápidos, assim além de água, você economiza energia elétrica e evita a construção de mais hidrelétricas, que acabam estragando a beleza natural de nossas cachoeiras;

• Deixe para passar sua roupa em uma ou duas vezes na semana, assim os gastos e o consumo de energia elétrica vão cair. Você vai sentir diferença no bolso e depois poderá tomar ´aquele´ banho de cachoeira;

• Participe pra valer do programa ´Tangará Recicla´, separando corretamento o lixo orgânico do inorgânico;

• Exija de seu governo a colocação de lixeiras ecológicas, aquelas em que o lixo pode ser selecionado;

• Não jogue lixo em ruas e calçadas. Quando a pé, coloque na bolsa ou bolso, até chegar a uma lixeira e, quando de carro, mantenha sempre uma sacolinha de câmbio, dessas que a BPW vai distribuir;

• Plante árvores na frente de suas casas (cujas raízes não quebrem as calçadas), assim o ar fica mais limpo e a temperatura mais amena;

• Não jogue óleo de cozinha, pilhas e baterias na natureza, pois as substâncias presentes penetram na terra e atingem o lençol freático, contaminando a água que você bebe. Para pilhas e baterias, empresas já tem à disposição os pontos de recolhimento, para o óleo, recicle, fazendo sabão;

• Evite usar sacolas plásticas, pegue a mania das sacolas ecológicas que já estão à venda e são baratas;

• Coma mais produtos naturais, eles vêm direto da horta, do pomar, do sítio sem embalagem plástica, de vidro ou de metal. Assim, além de não jogar mais lixo nos aterros e preservar o meio ambiente, você ainda preserva a sua saúde;

• Evite utilizar veículos automotores, eles poluem o ar e atrofiam os pulmões. Andar mais a pé ou utilizando-se de uma bicicleta, por exemplo, evita a emissão de poluentes e ainda dá uma ´mãozinha´ na forma e na capacidade pulmonar, que amplia;

• E, por último, depois de ler o seu DS, reutilize o papel-jornal, fazendo artesanato ou doando a artesãos, por exemplo. É sempre uma grande opção reutilizar os materiais que podem ser reciclados. O DS apoia essa ideia!

LUCIANA MENOLI / Redação Diário da Serra

Lixão é retirado do Alto da Boa Vista

Uma das principais reclamações dos moradores do Alto da Boa Vista era em relação a um lixão, próximo ao bairro. Nesta semana, como havia prometido, o prefeito José Jaconias determinou para que o local fosse limpo. Os trabalhos de limpeza no bairro terminaram na tarde de quinta-feira (01.06).

O prefeito Jaconias garantiu ainda aos moradores que irá buscar recursos para pavimentação da Avenida Beija Flor, a principal do bairro, além de que irá melhorar a iluminação, irá fazer calçada e meio-fio. “Eu quero chamar todos vocês para unirem forças comigo para arrumarmos os problemas do bairro”, disse ele.

Outra proposta do executivo é o asfaltamento em parceria nas ruas que não precisam de galerias. “Se for de interesse da comunidade fazer essa parceria de asfalto, nós fazemos, vamos marcar uma reunião com todos os moradores para explicarmos como funciona a parceria”, falou Jaconias.

A construção de uma creche e de um espaço esportivo para momentos de lazer também estão previstos para o Alto da Boa Vista.

Nelli Tirelli - Assessoria de Imprensa