Ordem DeMolay de Tangará da Serra recebe jovens para Congresso Estadual

Tangará da Serra receberá a partir de hoje, 4, seguindo até domingo, 7 de novembro, no Centro Cultural, mais de 250 pessoas de vários lugares de Mato Grosso e da região Centro Oeste para o VII Congresso Estadual da Ordem DeMolay em Mato Grosso (VII CEOD).

O evento, organizado pelo Capítulo Tangará n. 336 da Ordem DeMolay e Gabinete Estadual, com apoio das três Lojas Maçônicas do município, acontece anualmente e busca traçar os destinos da organização para o próximo ano de trabalho, constituindo-se num fórum de discussões, debates e definições dos assuntos relacionados ao funcionamento da Ordem DeMolay, inclusive as eleições do novo corpo administrador do Grande Conselho Estadual.

Segundo o presidente do Conselho Consultivo em Tangará, Carlos Longhi, o congresso é ainda um momento de reflexão, confraternização e essencialmente uma ocasião de aprendizado para os jovens matogrossenses. “O Congresso Estadual é o momento em que os DeMolay de todo o Estado tem a oportunidade de desenvolverem o conhecimento entre eles e junto com isso aproveitamos para colocar palestras sobre liderança, que é o que vai acontecer aqui”, explica, ressaltando ainda que no evento se desenvolvem oficinas de trabalho e atividades desportivas (Olimpíadas DeMolay). “O mais importante, o auge do Congresso, está no primeiro dia, na sexta-feira a noite, onde teremos a presença de grandes autoridades de todo o Brasil, teremos a presença dos três sereníssimos grão-mestres das três potências prestigiando o nosso evento, entre outras autoridades, além da apresentação do ator John Vaz”, destaca.

PROGRAMAÇÃO – A programação do VII Congresso Estadual da Ordem DeMolay em Mato Grosso inicia na noite de hoje, a partir das 20h, com a presença de autoridades Maçônicas do Brasil e do Estado, autoridades DeMolay do Brasil e do Estado, como o grande Mestre Nacional Ederson Pereira Velasques, autoridades políticas da região e do Estado, membros dos 15 Capítulos da Ordem DeMolay do Estado, entre outros.

Logo após haverá a apresentação de uma peça teatral com o ator John Vaz – que participou das Minisséries “Amazônia”, onde fez o papel de “Chico Mendes”, e “JK”, onde fez o papel do Presidente mais jovem – sobre “Jaques DeMolay – O Fim da Ordem do Templo”. Jacques DeMolay foi o último Grão-Mestre (análogo a um presidente) da Ordem dos Cavaleiros Templários (pessoas respeitadas em sua época pela nobreza do caráter, sólida formação espiritual e cultural, e coragem) é o patrono desta organização fraterno-juvenil.

No sábado a programação continua com palestras sobre “Liderança e motivação – sem mais desculpas”, com Marco Simioni, de Cuiabá; “Como o meu capítulo pode me ajudar a fazer a diferença”, com Thiago Augusto Ribeiro Correa Neto de Castro, consultor da Oi Brasil Telecom de Brasília; e “Deus em nós, a força que nos une”, com Marcos Antônio Sanches Agostinho, de Cuiabá, seguindo paralelamente com oficinas de trabalho. Já no período da tarde será realizada a Assembleia para apresentação dos resultados do censo, prestação de contas e eleição. E finalizando a programação, no domingo, serão realizadas as Olimpíadas DeMolay no TTC.

SAIBA MAIS – A Ordem DeMolay é uma organização fraterno-juvenil patrocinada pela Maçonaria, fundada em 18 de março de 1919 em Kansas City, Estados Unidos da América. É uma organização destinada a jovem entre 12 e 21 anos, do sexo masculino, e seu objetivo é contribuir para a formação de melhores cidadãos, através do aperfeiçoamento moral e intelectual de seus membros.

Em Tangará da Serra a Ordem DeMolay está representada pelo Capítulo Tangará nº 336, fundado em 4 de dezembro de 1997, e pertence à quarta região do Estado de Mato Grosso, juntamente com o Capítulo Sagrados Cavaleiros de Fênix n. 633, de Barra do Bugres, e pelo Convento Dejalmo Clóvis Linck n. 128, englobando os dois Capítulos. Em sua 27ª Gestão Adminis-trativa, o Capítulo Tangará n. 336 reúne o maior quadro de membros em atividade.

No município, o ginásio de esportes da Vila Olímpica “Rei Pelé” foi batizado com o nome do saudoso DeMolay “Douglas Poyane Sousa Nascimento” (Lei Municipal n. 3.429/2010). Na Câmara Municipal local atua como vereador Luiz Henrique Barbosa Mathias, fundador do Capítulo Tangará n. 336.

Além disso, recentemente foi aprovada a Lei Municipal n. 3.494/2010, instituindo o dia 28 de março como “Dia Municipal do DeMolay” (data da instalação, em 1998, do Capítulo Tangará n. 336).

A Ordem DeMolay atua no Brasil desde 1980 e desde então, 200 mil brasileiros iniciaram nesta fraternidade de jovens.
 
Fonte: Fabiola Tormes - Redação Diário da Serra