Romanhuk é contra aumento de vereadores

O presidente da Câmara Municipal, vereador Miguel Romanhuk (DEM), disse ontem que o Projeto de Decreto Legislativo que amplia de 10 para 17 o número de vereadores em Tangará da Serra não será votado sem antes ser discutido com a população. Romanhuk reconheceu que parte dos vereadores é favorável ao aumento do número de vagas na Câmara e parte é contrária.

Quando Miguel era prefeito em exercício o projeto foi elaborado pela Mesa Diretora. Quando ele deixou o cargo, no dia 30 de setembro, o projeto estava prestes a ser votado em primeira discussão na sessão ordinária do dia 3. “Nós reassumimos a presidência e o projeto estava em tramitação. Nós retiramos primeiro e agora vamos sentar com todos os vereadores pra ver que decisão vai ser tomada. Eu e mais alguns vereadores não queremos aumentar nenhuma cadeira”, explica.

Romanhuk defende que, caso haja persistência por parte dos parlamentares, uma Audiência Pública seja realizada pela Câmara Municipal para que a população tenha a oportunidade de se manifestar. Miguel diz que não pode imaginar qual seria o resultado da consulta, mas defende que o número de vereadores não seja aumentado. “Se a população aprovasse pra nós que tivesse 11, 12, 13 ou 17 vereadores, aí sim. Mas tem que ser com a participação da população. Ai sim teríamos carta branca de quem vai nos eleger, aí sim”, avalia.

REPRESENTATIVIDADE - O argumento de que mais parlamentares significaria maior representatividade da sociedade organizada na Câmara, é rebatido por Romanhuk. “Hoje a população tem dez vereadores, tem de 13 a 14 secretários, tem os presidentes de bairros. É muito representante. E não adianta ter representante e não ter com o quê fazer. Então é melhor ter menos representantes e ter com o quê fazer as coisas que a população precisa”, conclui.
 
Redação Diário da Serra