Piracema começa dia 05 de novembro nos municípios da Bacia do Alto Paraguai

O período de proibição da pesca nos municípios que fazem parte da Bacia do Alto Paraguai – entre eles Tangará da Serra - começa no próximo dia 05 de novembro. A data é a mesma para os municípios da região do Pantanal e da Bacia Amazônica. Já nos municípios que integram a Bacia do Araguaia a Piracema começa mais cedo, a partir do dia 01 de novembro.

Em Tangará da Serra e demais cidades da região, quem for pescar no dia cinco já estará correndo risco de ser detido pela fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) e Polícia Ambiental. “Quem fizer estará passível de sofrer as penalidades com relação a pescado”, conta o diretor regional da SEMA, Alvino de Oliveira Filho.

Os órgãos de proteção ambiental prometem fiscalização rigorosa. Apesar do período de defeso (Piracema), estão isentos de penalidade os ribeirinhos que utilizam pesca tradicional. Mas eles também estão limitados a três quilos de peixes e mais um exemplar.

O período de Piracema vai até o término do mês de fevereiro de 2012. As datas de início e encerramento foram decididas pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA), que levou em consideração dados de monitoramento de pesquisas de laboratório realizadas pela SEMA, que demonstraram os estágios de ovas dos peixes em todas as regiões de Mato Grosso. “O período definido busca atender a todas as principais espécies existentes nestas bacias hidrográficas”, explica Alvino.

COMERCIALIZAÇÃO – Durante a Piracema é possível a comercialização de pescado, desde que tenha sido declarado até o segundo dia útil após o início do período de defeso. No caso de Tangará da Serra, onde a Piracema começa dia 05 de novembro, a declaração deve ser feita até a terça-feira, dia 08. São obrigados a declarar todos aqueles que lidam com pescado, seja peixaria, bares, restaurantes, ou supermercados.
 
Redação Diário da Serra