Dia do Livro: Tangaraense já vendeu mais de um milhão de exemplares

Ele queria publicar apenas um livro para preservar as histórias orais que criou quando era um jovem professor de uma escola rural em Amambaí (MS) – hoje, com 22 obras publicadas, ele já vendeu mais de um milhão de exemplares e seus livros são comercializados em todo o território nacional. Seu nome é Robson Rocha – mineiro de nascimento e tangaraense de coração.

“Na escolinha rural de Amambaí não tinha livros de histórias para as crianças, daí eu comecei a inventar historinhas e conta para elas”, relata o escritor, destacando a influência do pai e do avô – contadores de histórias que ele ouvira desde pequenininho repetirem contos e causos para adultos e crianças.

Ele ainda estava no magistério e mesmo assim já dava aula nos anos iniciais. A necessidade de dar àquelas crianças o acesso a literatura fez com que ele passasse a sonhar em um dia publicar suas histórias. “Certa vez”, conta o escritor, “teve um concurso de teatro na escola, eu tinha uns dezoito anos, e eu escrevi um texto – O ataque das cáries – e foi premiado como o melhor texto, a partir de então, com a influência da professora Loreni Jordani Fioravanti, comecei a escrever minhas próprias histórias”, explica.

No início da década de 90, com mais de trinta títulos em mãos, e já morando em Mato Grosso, Robson Rocha começou a procurar uma editora. Depois de ouvir alguns ´nãos´, finalmente a Editora Fapi, de Belo Horizonte (MG), aceitou publicar uma coletânea de livros infantis composta por 12 títulos diferentes, entre eles, “O ataque das cáries”. A primeira edição da “Coleção Descobertas” foi em 1997.

Atualmente, esta coletânea está em sua décima edição e já vendeu em torno de um milhão e duzentos mil exemplares. “Eu não imaginava publicar e vender tanto. Nunca pensei em ganhar dinheiro vendendo livros e hoje eu ganho. Sou um cara feliz. Faço o que eu gosto e ganho dinheiro com isso”, falou.

Nos dias atuais, Robson se divide entre a vida em família, as aulas de Língua Portuguesa na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus local, a livraria, que abriu recentemente na avenida Ismael José do Nascimento, a participação em eventos e feiras de livro e literatura Mato Grosso à fora e, a produção e criação de novas histórias. E ele adianta que em 2012 irá lançar dois novos livros infantis, depois de ficar dois anos sem lançamentos.

OBRAS – Além dos doze livros da “Coleção Descobertas”, Robson Rocha tem publicados outros dez títulos, sendo seis da “Coleção Mistérios da Floresta Amazônica”, que possui edição em português e espanhol; três livros para o público infanto-juvenil: “A última surra”, “Os Katraias” e “Escola: É proibido pensar” e; “Depois de Você”, obra de poesias escrito em parceria com sua esposa e, também escritora, Joci Rosa.

Na Coleção Descobertas, a criança encontrará histórias do mundo misterioso dos animais do Pantanal e outras com uma gama muito diversificada de textos fascinantes: A formiguinha Ritinha, O ratinho preguiçoso, A descoberta do Caracol, O ataque das cáries, O hóspede de Barnabé, O mistério da cobra no céu, Deu a louca na floresta, A sorte do papagaio, O destino de Pingo, Coração de pedra, A minhoquinha Vermelhinha e O lápis mágico.

A coletânea “Mistérios da Floresta Amazônica” aborda a temática ambiental e é composta por seis livros: Medo do escuro, H²O, O Espião, A Anta, Castanheira e Gogó.

OUTROS AUTORES – Poucos sabem, mas Tangará da Serra possui vários outros escritores, além de Robson Rocha, amantes da literatura, com um monte de livros publicados e que também merecem nossa homenagem nesse dia. É o caso de Kátia Beck, Joci Rosa (esposa de Robson Rocha), Iolanda Garcia, Rodney Garcia, Carlos Edinei e Pedro Soares, que hoje reside em Cuiabá.
 
Alexandre Rolim - Redação Diário da Serra