Zé Domingos destaca importância do fortalecimento das cadeias produtivas em Tangará da Serra

O fortalecimento da agricultura familiar e das cadeiras produtivas foi o tema central da visita do titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), José Domingos Fraga Filho, na última sexta-feira, em Tangará da Serra.

O integrante do governo estadual visitou algumas localidades de assentamentos rurais no município, discutiu políticas públicas relacionadas ao setor produtivo com representantes da administração municipal e conversou sobre agricultura familiar com pequenos produtores.

O encontro foi realizado no Centro Cultural, com as presenças do prefeito Miguel Romanhuk, do deputado estadual Wagner Ramos, do secretário de Agricultura do município, Mário Sergio dos Santos, e outros membros da administração municipal. Também participaram lideranças de assentamentos rurais, pequenos produtores e representantes de órgãos e entidades co-relacionadas, como o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e a Empaer – Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural.

Zé Domingos veio acompanhado do secretário adjunto da pasta para o Programa MT Regional, Renaldo Loffi, e do superintendente regional da Sedraf, José Benedito Cândido de Souza. Na reunião, Domingos relatou que há quatro meses percorre o Estado, visitando os municípios, para conhecer a realidade dos produtores rurais.

Zé Domingos ressaltou a importância dessas reuniões, que têm sido fundamentais na elaboração de projetos que atendam às necessidades dos produtores que vivem da agricultura familiar em Mato Grosso. “A meta é reduzir o percentual de importação de frutas, legumes e verduras que chega a 70%. Nossa intenção é incentivar a produção para inseri-la nos mercados, feiras e na merenda escolar, como uma forma de gerar emprego e renda. Além disso, queremos desenvolver diversas cadeias produtivas para proporcionar ao produtor várias fontes de renda”, destacou.

Ainda sobre a economia familiar, Zé Domingos destacou os motivos para o endividamento e enfraquecimento do setor, em virtude da ineficiência da assistência técnica aos pequenos produtores, em especial às famílias assentadas. “É neste aspecto que vejo a necessidade de ampliar a atuação da Empaer, que é a empresa que existe para prestar a devida assistência e orientação aos nossos pequenos produtores”, observou.

O titular da Sedraf destacou também a importância do fortalecimento das cadeias produtivas em cada região e o fomento à agroindústria. No caso de Tangará da Serra, a fruticultura e a piscicultura são os focos principais. Zé Domingos chegou a visitar a empresa Tropical Frutas, que processa polpas de abacaxi e maracujá e vislumbrou um horizonte promissor na área de fruticultura e industrialização de frutas.

MUNICÍPIOS – Além de Tangará da Serra, Zé Domingos visitou outros municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social do Alto do Rio Paraguai. A região desenvolve atividades ligadas à apicultura, avicultura, fruticultura, heveicultura (seringueiras), bovinocultura leiteira, ovino-caprinocultura e piscicultura. O Consórcio Alto do Rio Paraguaio é composto por 15 municípios, sendo eles: Alto Paraguai, Arenápolis, Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis, Denise, Diamantino, Nortelândia, Nova Marilândia, Nova Maringá, Nova Olímpia, Porto Estrela, Santo Afonso, São José do Rio Claro, Sapezal e Tangará da Serra.
 
Assessoria