Prefeitura de Tangará vai ampliar Centro Cirúrgico e Samu

A Prefeitura já licitou as obras de ampliação e reforma do Centro Cirúrgico e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A empresa vencedora do certame foi a Beta Engenharia e o custo das obras será de R$ 369.991,92.

“Para a população é de extrema importância a realização dessas obras que representam um avanço para a saúde pública. No caso do Centro Cirúrgico, por exemplo, assim que as obras forem concluídas daremos prosseguimento a aquisição de equipamentos que ainda faltam para que comece a funcionar. Claro que não serão todos os procedimentos realizados lá ainda, mas pelo menos parte poderá sim ser absorvida pelo Centro Cirúrgico da Unidade Mista de Saúde”, explica o secretário municipal de Saúde Odair José Dias.

No Centro Cirúrgico as obras de ampliação e reforma vão atender todas as exigências feitas pela Vigilância Sanitária – sem as quais o local não poderá ser utilizado para a realização de cirurgias e demais procedimentos. No local serão construídas mais duas salas totalizando 78,32 metros quadrados, e serão reformados outros 385 metros quadrados de construção com a substituição de ralos abertos por ralos fechados, troca do piso, construção de rampas de acesso e trocas de salas.

Já na unidade do Samu serão ampliadas as salas de copa, cozinha, e atendimento totalizando 133,46 metros quadrados de obras. O local também receberá nova pintura totalizando 309 metros quadrados reformados, e vai ganhar uma nova garagem com 5 vagas para as ambulâncias.

De acordo com a engenheira civil da Secretaria Municipal e Coordenação e Planejamento, Elaine Sena, a previsão é de que autorização para o início da reforma seja emitida pela Secretaria Municipal de Saúde ainda na próxima semana. Apesar disso, diante da necessidade de remanejamento dos funcionários do setor administrativo, que atualmente estão instalados no local, a data para o início das obras ainda não está definida. Após a autorização a empresa vencedora da licitação terá prazo de 60 dias para concluir as obras.
 
Redação Diário da Serra