Posto Tanaka aprimora qualidade com método kaizen

“Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje!”. Esta é a premissa básica da metodologia Kaizen. De origem japonesa, esta palavra significa ”melhoria contínua”, seja no aspecto pessoal, familiar, social ou no trabalho. Muito mais que um método, Kaizen é considerado por muitos como uma filosofia.

Esta prática visa o aprimoramento não só da empresa, como também de seus colaboradores de uma forma geral. Aprimoramento este que deve acontecer sempre de forma gradual e contínua, sem atropelamentos desnecessários pela busca do sucesso rápido. Moderação nas ações é fator crítico de sucesso.

Para o método Kaizen, é essencial que nenhum dia se passe dentro de uma empresa sem que alguma melhoria seja implementada. É com essa filosofia que o Posto Tanaka comemora 25 anos de atuação em Tangará da Serra.

A empresa implantou o método kaizen em 2007 e desde então passou a ser uma empresa de treinamento constante e reconhecida por sua atuação em melhorar a qualidade de vida dos funcionários e clientes, destacando-se pelo respeito à individualidade de cada ser, o empenho de sua equipe em desenvolver suas competências dando o máximo de si e o comprometimento com a missão.

Kaizen significa "mudar para melhor", ou seja, "melhoria contínua". A estratégia Kaizen é focada em esforços continuados na busca de melhorias, envolvendo trabalho em equipes onde participam pessoas de toda a organização desde a alta gerência até operadores, sem distinção.

A empresária gerente administrativa do Posto Tanaka, Aliuda Tanaka, explica que os elementos que impulsionam o método kaizen são: conhecimento, habilidades e atitude. “Com a implantação desta metodologia a empresa consegue manter bons colaboradores na sua equipe, sendo eles responsáveis e comprometidos”.

Prêmio kaizen: No decorrer do ano, os colaboradores do Posto Tanaka são monitorados, sendo avaliados pela direção nos quesitos produtividade, habilidade e atitude profissional. Os que tiveram bons resultados, e a melhoria contínua se torna visível e mensurável, são contemplados com o Prêmio Kazen em valores e certificados.

DEPOIMENTOS

Carlos Alberto dos Santos, 37 anos, começou a trabalhar no Posto Tanaka como encarregado do lava-jato, e agora é chefe de pista. “Trabalho no Posto Tanaka desde 1998, e desde então considero a empresa como uma extensão da minha família, a implantação do kaizen motivou ainda mais os funcionários. Agora todos trabalham em busca da melhoria continua e além disso o reconhecimento da direção como também dos próprios colegas, nos motiva ainda mais. Aqui construí além de uma família, uma vida profissional. É bom ter um desafio, sempre nos levando a buscar a inovação, melhorando a cada ano”.

Durvalino Matos de Brito, 58 anos, há 21 anos trabalha no Posto Tanaka. Ele conta que começou trabalhar como guarda no período da noite, onde ficou por 16 anos, e somente há cinco anos esta trabalhando como frentista durante o dia. “É aqui no Posto Tanaka que pretendo me aposentar, é muito fazer parte de uma empresa que sempre motiva os funcionários, reconhece nossos esforços e também incentiva a progredir cada vez mais. É um orgulho ganhar o Prêmio kaizen. “

Fonte: Styllo VIP