Acits e OAB lideram movimento pela instalação da Vara Federal

A Associação Comercial e Empresarial (Acits) e a 10ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso (OAB/MT) realizam amanhã, quinta-feira, dia 25, uma reunião em favor da instalação da Vara Federal em Tangará da Serra. O encontro será na sede da Acits às 19h30 com a participação do deputado estadual Wagner Ramos, do prefeito municipal Miguel Romanhuk e do presidente da Câmara Municipal, vereador Luiz Henrique Barbosa Matias, além de secretários municipais e vereadores.

“Precisamos que o movimento seja grande, seja forte e que tenha a participação dos políticos e também dos empresários. Se conseguirmos mostrar que Tangará da Serra realmente deseja a instalação da Vara Federal aqui, que a cidade quer isso, então não vai ter como eles negarem e vamos conseguir. O segredo pra gente conseguir está aí, por isso fazemos esse convite para que a sociedade participe e dê força”, conta o presidente da Acits, Leoclides Bigolin.

Com a instalação de uma Vara da Justiça Federal Tangará da Serra ganharia a instalação de outros órgãos como uma delegacia da Polícia Federal, uma unidade da Defensoria Pública Geral e unidades da Procuradoria Geral da União. Segundo o presidente da Acits, Leoclides Bigolin, os primeiros cálculos demonstram que a instalação geraria um incremento de aproximadamente R$ 3 milhões por mês na economia local.

“Nós teríamos com essa instalação uma melhoria significativa na economia da cidade porque os advogados da região teriam que se dirigir até Tangará da Serra, e os que estão aqui não precisariam mais ir até Cuiabá, além de que teríamos esses servidores públicos trabalhando aqui, recebendo seus salários aqui e ajudando a fomentar o comércio”, explica.

Para Josemar Carmerino, presidente da subseção de Tangará da Serra da OAB, o volume de demandas processuais da cidade justifica a reivindicação. Ele também explica que dentre os municípios da região Tangará da Serra se destaca como pólo, com maior população e crescimento econômico, atendendo todos requisitos técnicos exigidos pela lei 12011/09, que prevê a instalação preferencialmente nas cidades-pólo, e com demanda processual, população e PIB maiores que as demais cidades da mesma região.
 
Redação Diário da Serra