Tangará da Serra não atinge meta e vacinação contra gripe continua

Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe em Tangará da Serra, que terminaria ontem, foi prorrogada até que as doses acabem. A informação foi coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Tangará da Serra, Juliana Marinho Gramarin.

O motivo da prorrogação, segundo a coordenadora, foi porque o município não atingiu a meta de vacinação (80%), que corresponde a 11.529 pessoas. Até o momento foram vacinadas apenas 65% da população, público-alvo da campanha. As maiores ausências foram das gestantes e profissionais da saúde. “A vacina ficará disponível na rotina em todas as Unidades de Saúde de Posto Central até acabarem todas as doses enviadas, correspondente à meta”, comentou Marinho, convocando aqueles que ainda não vacinaram, em especial as gestantes e profissionais da saúde, para que procurem uma unidade de saúde mais próxima para se vacinarem. Segundo informações da Vigilância Epidemiológica do município, além dos 5.747 idosos, a campanha tem como meta vacinar 2.126 crianças entre seis meses e menores de dois anos de idade, 1.379 gestantes, 1.065 profissionais da saúde e 1.212 indígenas. A campanha iniciou no dia 25 de abril.

MATO GROSSO – O estado de Mato Grosso também não atingiu a meta e a campanha também será prorrogada em várias cidades do estado. A meta de Mato Grosso é imunizar 428 mil pessoas pessoas, mas, até a quinta-feira, apenas 69% da população a ser vacinada compareceu aos postos.

Os grupos das gestantes, em todo o estado, são os que apresentam a menor taxa de pessoas vacinadas, apenas 39% das grávidas foram imunizadas. Idosos com mais de 60 anos, gestantes e crianças de seis meses a dois anos que ainda não foram vacinados devem procurar o posto de saúde mais próximo.

BRASIL - Os estados de Alagoas, do Espírito Santo, de Goiás, do Maranhão, de Mato Grosso do Sul, de Minas Gerais, da Paraíba, do Paraná, de Pernambuco, do Piauí, do Rio Grande do Norte, de Santa Catarina, de Sergipe e do Tocantins, além do Distrito Federal, atingiram a meta estabelecida pelo governo de vacinar 80% da população-alvo contra a gripe sazonal.

O balanço foi feito com base no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, que recebe dados repassados pelas unidades federativas.

A campanha nacional de vacinação, coordenada pelo Ministério da Saúde, acabou no último dia 13, mas a orientação da pasta é que todas as secretarias de Saúde com estoque das doses e que não atingiram a meta mantenham os postos funcionando.

FABIOLA TORMES / Redação Diário da Serra