Júlio Ladeia fará tratamento na China

Afastado do cargo e tetraplégico há um ano e meio, prefeito quer vender carros e fazer empréstimo para custear tratamento com células-tronco

Tetraplégico desde o acidente na MT-010 em dezembro de 2009, o prefeito afastado de Tangará da Serra (239 quilômetros de Cuiabá), Júlio César Ladeia (PR), afirmou que venderá “dois carros velhos” para custear um tratamento com células-tronco na China. O objetivo é que ele possa recuperar os movimentos perdidos no acidente que também provocou uma morte. O valor total do implante é aproximadamente R$ 90 mil.

Segundo Ladeia, a venda dos veículos garantirá em torno de R$ 50 mil. Para completar o custo, ele fará um empréstimo pessoal. “Era para eu fazer essa viagem por agora, mas devido ao momento (afastamento do cargo) terei que deixar para mais tarde”. Caso retorne ao comando do município e possa se ausentar, a previsão dele é que faça a viagem em agosto.

O republicano pretendia se retirar do cargo entre 60 e 90 dias. O tratamento levará 45 dias, mas, segundo ele, teria que viajar ao Oriente antes da data. Ladeia disse que, com o procedimento, existe possibilidade de recuperação é de mais de 80%.

“Estou tetraplégico. Só mexo a cabeça e faço pouco movimento com os braços. Não consigo segurar nada com as mãos e nem empurrar ninguém, por exemplo”.

A escolha da China, em detrimento dos Estados Unidos que são referência nesse tipo de pesquisa, é porque os orientais dominam essa técnica há mais tempo que os americanos, há cerca de dez anos. “Eles (chineses) já fizeram mais de 20 mil procedimentos desse tipo”.

Ironicamente, o motivo do afastamento do cargo é por improbidade administrativa, o que garantiria a ele dinheiro público e possibilidade de sanar os custos. Entretanto, ao anunciar que necessita vender bens da família para custear o tratamento, Ladeia quer mostrar que não cometeu irregularidades à frente da prefeitura de Tangará da Serra. Informação que o Ministério Público Estadual (MPE) e os vereadores locais rebatem.

Esta semana, o republicano veio a Cuiabá para entregar ao Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) denúncias contra irregularidades de empresas privadas de Tangará ao Fisco.

Após a terceira Comissão Especial de Investigação (CEI), Júlio César Ladeia foi afastado pela Câmara Municipal por nove votos a um. A primeira CEI, em relação a desvios de recursos públicos que deveriam ser voltados para a saúde, será concluída até a próxima semana.

Ladeia critica todas as acusações e afirma que isso faz parte de um complô da oposição para assumir a prefeitura. Ele apresentou por escrito a sua defesa das 27 denúncias que realizaram contra a administração.

Atualmente, o vice-prefeito José Jaconias da Silva (PT) está gerindo o município e já realizou sete mudanças no primeiro e segundo escalões da gestão pública.

FERNANDO DUARTE - Reportagem Diário de Cuiabá