Jaconias muda 60% do primeiro escalão do governo tangaraense: PT tem agora três secretarias

O prefeito de Tangará da Serra, José Jaconias da Silva (PT), anunciou ontem alterações em cinco secretarias, na Superintendência de Governo e também na direção do Serviço de Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae).

Segundo Jaconias, que substitui o prefeito afastado Júlio César Ladeia (PR), as alterações se fazem necessárias para que o mesmo tenha as condições ideais para atuar à frente do Executivo e, assim, “compor uma equipe unida, coesa e focada no resgate da valorização municipal”.

Na Secretaria de Administração, sai José Theorge Marinho e assume Rodney dos Santos Garcia, professor da rede municipal, técnico especializado em gestão. Na pasta da Fazenda, José Edirson de Oliveira sai para a entrada do ex-vereador e ex-secretário de Administração José Júnior Pimenta, que é administrador de empresas e especialista em gestão pública.

Na secretaria de Planejamento do município, Clóvis Batista da Silva dá lugar ao advogado Kleiton Araújo de Carvalho, que já vinha prestando assessoria na pasta. O engenheiro eletricista Clóvis Batista da Silva, por sua vez, passa a responder pela Secretaria de Infraestrutura, em lugar de Paulo Porfírio, que retornou à Câmara.

Para a secretaria de Turismo foi convidada a empresária Edna Campos, que ainda não respondeu ao convite por estar em viagem. Jairo Ayres, que respondia pela pasta, será remanejado para a direção do Samae.

Jaconias também anunciou o novo superintendente de governo, que atuará em lugar do exonerado Eriko Sandro Suares. Trata-se do arquiteto e mestrando em Planejamento e Gestão de Cidades, Lucas Gomes de Souza.

Segundo o prefeito, as nomeações obedeceram a critérios voltados à capacidade de condução técnica, de articulação política e de envolvimento com a comunidade, além da confiança depositada nos novos titulares. “Também abrimos espaço para outras forças políticas de Tangará da Serra, no sentido de aglutinar as lideranças locais e valorizar a participação da comunidade, dada à situação em que se encontra o município”, disse.

José Jaconias fez algumas considerações a respeito das alterações que promoveu na administração. Especificamente sobre a pasta de Turismo, o chefe do Executivo disse ter optado por Edna Campos pelo fato da mesma ter aproximação com a secretária de estado de Turismo, Teté Bezerra, sendo que ambas são companheiras de partido (PMDB).

Sobre a ida de Jairo Ayres para a autarquia Samae, Jaconias justificou a nomeação pela formação do novo titular. “Jairo é engenheiro químico, uma exigência para o cargo”, disse.

Quanto às pastas de Administração e Fazenda, Jaconias justificou as nomeações de Rodney Garcia e Júnior Pimenta pela capacidade de ambos e pela confiança neles depositada. “Rodney é compenetrado e conhece a área, enquanto Júnior tem grande eficiência e conhecimento na Secretaria de Fazenda”, observou.

SERGIO ROBERTO / Redação Diário da Serra