Milhares de mulheres participaram do mutirão para Coleta de Preventivo

A secretaria de Saúde de Tangará da Serra realizou no último sábado (19.03) um Mutirão de Coleta de Preventivo. Milhares de mulheres compareceram para fazer o exame.

O trabalho aconteceu nas 10 USF's (Unidades de Saúde da Família) e no Centro de Saúde (Posto Central, dando seqüência assim, a agenda anual de programação das ações de saúde do município. “Salientamos que esse mutirão já vem sendo realizado há 3 anos, na mesma época, em comemoração ao dia da mulher.”, disse Claudia da Cunha Oliveira, coordenadora dos Postos Satélites, que ressaltou ainda sobre importância das mulheres realizarem o exame todo ano, “como forma de prevenção do Câncer do Colo do Útero e de outras DST's (Doenças Sexualmente Transmissíveis).”.

A coordenadora explica ainda, que para a realização do exame as mulheres, “Não podem estar no período menstrual; Não devem usar nenhum tipo de creme vaginal 5 dias antes do exame; Não devem manter relação sexual 3 dias antes do exame; Ter em mãos os documento (CPF, RG,Cartão do SUS).”, informou ela.

De acordo com o secretário de Saúde, Júnior Scheleicher, “ As mulheres que não participaram do mutirão, poderão estar agendando para fazer o exame nas unidades de saúde.”, informou ele.

Nelli Tirelli - Assessoria de Imprensa