Reunião define estratégias para monitorar o período de chuvas em Mato Grosso

Definir estratégias para proteger as famílias que moram em áreas de risco e evitar problemas no período de chuvas em Mato Grosso. Foi com essa finalidade que o Governo do Estado realizou, nesta segunda-feira (17.01), no Palácio Paiaguás, uma reunião para discutir os planos de execução de medidas preventivas para o período de chuvas no Estado.

Na ocasião, o vice-governador Chico Daltro destacou que o Governo está acompanhando intensamente as chuvas em Mato Grosso e também mapeando as áreas consideradas de risco no Estado. “Como medida preventiva, estamos trabalhando para evitar riscos para a população”, disse Daltro.

O vice-governador informou ainda que o Governo do Estado está se preparando com diversas ações de prevenção a enchetes. “Estamos com a atenção redobrada para as providências necessárias caso venha ocorrer enchetes no Estado”, afirmou ele, destacando que toda a estrutura governamental está articulada nessa ação, assim como as Prefeituras Municipais.

Segundo o secretário-chefe da Casa Militar, coronel PM Antônio de Moraes, o Governo do Estado de Mato Grosso está monitorando as chuvas por meio dos dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). “Mato Grosso não se encontra em sinal de alerta, mas estamos nos preparando se houver algum evento devido às fortes chuvas. Caso ocorra, a Defesa Civil vai atuar”, ressaltou.

O secretário-chefe da Casa Civil, Eder Moraes, destacou que o objetivo da reunião foi de traçar um planejamento a fim de evitar eventuais danos causados pelas chuvas no Estado. “Por determinação do governador Silval Barbosa nos reunimos com a Defesa Civil do Estado e os munícipios de Cuiabá e Várzea Grande para acompanhar o mapeamento e monitoramento das áreas de risco. Trata-se de um trabalho preventivo que irá a princípio focar as atenções na população ribeirinha e às cidades com grau de erosões avançadas nos munícipios de Mato Grosso como Nova Maringá, Novo Santo Antônio, Alto da Boa Vista, Barão de Melgaço, entre outros”, disse Eder Moraes.

Também participaram da reunião, os secretários de Estado Administração, Cesar Zillo; Planejamento e Coordenação, José Botelho do Prado; o secretário adjunto de Gestão Integrada e Modernização Institucional, Vivaldo Lopes; o auditor Geral do Estado, José Alves Pereira Filho; e o procurador João Virgílio.

Fonte: 24 Horas News