Faltam poucos dias para conclusão do censo 2010 em Tangará da Serra

O Censo 2010 está acontecendo desde o 2 de agosto em Tangará da Serra e esta previsto para encerrar no dia 31 de outubro. Para este ano, o censo conta com inúmeras novidades, dentre elas, a de que o sistema foi totalmente informatizado, ou seja, os cerca de 230 mil recenseadores possuem agora com um computador de mão e GPS para trabalhar. Eles estão visitando aproximadamente 58 milhões de domicílios nos 5.565 municípios do país.

Somente em Tangará da Serra milhares de residências serão visitadas pelos profissionais e isso tem preocupado autoridades do município, bem como o prefeito Júlio César Ladeia, pois muitas residências ainda não foram visitadas. “O Censo é muito importante para o desenvolvimento de uma cidade e nossa maior preocupação é com relação ao atendimento dos recenseadores, pois em muitas residências os recenseadores não estão encontrando ninguém ou não conseguem realizar a entrevista necessária para a computação dos dados, então gostaríamos de orientar a população para que recebam bem esses profissionais e que passem as informações corretamente, pois isso irá facilitar os governantes na hora de buscar recursos a nível federal, que depende sempre do número de habitantes do município.”, explicou Ladeia.

De acordo ainda com o prefeito tangaraense, o censo ainda “é muito importante para uma cidade, pois mostra com exatidão aspectos fundamentais da realidade municipal; a análise de uma série de anos, com seus dados, possibilita diagnosticar objetivamente a evolução do município quanto à população, à saúde, à economia, à educação, ao sexo, à faixa etária, entre outros, a partir dos quais podem ser identificados problemas e progressos e feitas projeções pelos órgãos de planejamento do Governo, para elaboração de programas e projetos.”, falou ele.

A contagem populacional também é importante porque o número de habitantes influi no repasse de verbas, como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Alternativa

Para o censo deste ano ainda, os cidadãos tem a opção de responder ao questionário pela internet. Para isso é necessário receber as devidas instruções e o código de acesso fornecido pelo recenseador do IBGE. O questionário básico terá 16 perguntas e será aplicado em todos os domicílios brasileiros.

Nelli Tirelli
Assessoria de Imprensa