Dia 21 de setembro: Dia mundial da árvore

Todos sabem que árvore é sinônimo de vida, que sem ela provavelmente não sobreviveríamos. Então a pergunta que fazemos é: “porque em pleno século 21 ainda temos tantos problemas com desmatamento, poluição e degradação do meio ambiente, sendo todos nós cidadãos conscientes do resultado negativo da não existência de arvores?”

Recebemos em média 25 pedidos para autorização de corte de árvores por mês na Sec. Mun. De Meio Ambiente, um número alto para uma cidade que hoje sofre tanto com a seca e falta de umidade no ar.

É possível manter as árvores sem cortá-las, fazendo um planejamento na hora do plantio e depois realizar uma poda correta.

Temos que preservar o meio ambiente, pois das árvores recebemos inúmeros benefícios, tais como: a proteção dos solos, rios, nascentes; a preservação da vida silvestre; a manutenção da qualidade de vida urbana e rural, e muito mais.

A Secretaria Muninipal de Meio Ambiente está de portas abertas para tirar dúvidas e orientar sobre qual espécie de árvore plantar em casa ou para recuperação de áreas degradas, e o tipo de poda a ser realizada.

Kezia Perrut dos Santos
Coord. de Gestão Ambiental
SEMMEA