Saúde: acontece nesta semana campanha de controle e combate a Hanseníase e Tuberculose

A secretaria municipal de Saúde de Tangará da Serra está realizando nesta semana a Campanha de Controle e Combate a Hanseníase e Tuberculose. “A ação tem o objetivo esclarecer a população sobre as doenças e, principalmente, fazer o diagnóstico e tratamento precoce dos portadores, ou seja, realizar buscas de casos novos.”, explicou a fisioterapeuta Gicelly Maria Lorenzi Zanatta Sousa, coordenadora do Programa Municipal de Hanseníase e Tuberculose

A coordenadora do programa solicita ainda, “para que todas as pessoas que apresentem manchas na pele esbranquiçadas ou vermelhas dormentes que não coçam e não pegam pó pelo corpo, dores nos nervos, caroços no corpo, pois pode ser hanseníase; bem como se tiverem tosse por mais de 3 semanas, falta de apetite, perda de peso, febre baixa no final da tarde, dores no peito, suores noturnos, para que procurem a Unidade de Saúde da Família mais próxima ou o Posto Central, porque pode ser tuberculose.”, disse ela.

Durante toda esta semana, haverá no Posto Central uma equipe tirando dúvidas a respeito das doenças e realizando uma triagem de casos suspeitos. Também serão distribuídos panfletos informativos.

Hanseníase

A hanseníase é doença infecto-contagiosa causada pelo bacilo Mycobacterium Leprae que ataca pele, nervos periféricos e órgãos como fígado, olhos e testículos. Entre os sintomas apresenta manchas dormentes, de cor avermelhada ou esbranquiçada, caroços, inchaço, fraqueza muscular e dor nas articulações.

O contato direto e permanente com o paciente em ambiente fechado, com pouca ventilação e ausência de luz solar, representa maior chance de outra pessoa ser infectada com o bacilo da hanseníase. A maioria das pessoas resiste ao bacilo e não adoece.

A hanseníase pode causar deformidades no corpo, principalmente no nariz, dedos e mãos. Nem todos os tipos de hanseníase são contagiosas e estas deixam de ser, quando se começa o tratamento, pois com o início do tratamento o portador perde a capacidade de transmissão. O diagnóstico precoce da doença e o tratamento de todos os casos é uma forma de prevenção da doença.

Tuberculose

A tuberculose é uma doença infecciosa e contagiosa causada pelo bacilo Mycobacterium tuberculosis. Nem todas as pessoas adoecem quando contaminadas, isso depende principalmente da capacidade de defesa do organismo. É por este motivo que pessoas infectadas pelo vírus (HIV) têm maior risco de desenvolver a doença.

A tuberculose pode afetar pulmões, ossos, rins e meninges. Entre os sintomas estão: tosse seca e contínua, tosse com pus ou sangue no catarro, febre baixa, suores noturnos, fraqueza, cansaço, perda de peso, dificuldade para respirar e dor no peito.

O tratamento tanto para a hanseníase quanto para a tuberculose é gratuito, em caso de suspeita o ideal é procurar por atendimento médico na unidade de saúde mais próxima.

Nelli Tirelli
Assessoria de Imprensa