Tangaraenses poderão participar do programa Mais Cultura de Apoio a Microprojetos na Amazônia Legal

O Ministério da Cultura juntamente com a secretaria municipal de Educação irão trazer para Tangará da Serra capacitação para jovens na área cultural, que queiram participar do programa Mais Cultura de Apoio a Microprojetos na Amazônia Legal.

O secretário de Educação e Cultura de Tangará da Serra, Júnior Scheleicher, explica que “o objetivo do programa é implementar as diretrizes traçadas pelo Programa Mais Cultura, como por exemplo, fomentar e incentivar artistas, produtores, grupos, expressões e projetos artísticos e culturais.”, falou ele.

No total, estão convidados a participar do programa, representantes de 9 Estados da região amazônica, entre eles, Acre, Amapá, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. “No sentido de promover a diversidade cultural, os projetos financiados deverão ter, como beneficiários, jovens de 17 a 29 anos residentes em regiões e Municípios da Amazônia.”, informou Scheleicher.

Tangará da Serra está entre os 772 municípios que irão participar do programa. Em função disso, representantes do Ministério da Cultura estarão na cidade no dia 23 de abril, das 13 ás 17h30, no Centro Cultural, para capacitar os jovens interessados em participar. “Será selecionado um projeto por município e todos que tem interesse podem se inscrever para participar.”, convidou o secretário.

Essa é a segunda edição do Microprojetos Mais Cultura. A primeira foi em 2009, onde foram contemplados 1.200 projetos da região do semiárido com valores entre um e 30 salários mínimos. Para este ano de 2010, o valor máximo dos projetos a serem financiados será de 35 salários mínimos, ou seja, cinco salários a mais que no ano passado.

Inscrição

Segundo Scheleicher, “A inscrição será gratuita e estarão abertas a partir do dia 12 de abril de 2010, com encerramento previsto para o dia 11 de junho de 2010, conforme publicação no Diário Oficial da União.”, salientou ele.

Projetos

Poderão se inscrever brasileiros natos ou naturalizados (pessoas físicas) com idade igual ou superior a 18 anos completos (considerada a data de inscrição) e pessoas jurídicas sem fins lucrativos que desenvolvam projetos sócio-culturais, em áreas tais como: Artes Visuais: Artes Cênicas; Música; Literatura; Audiovisual; Artes Integradas; Artesanato; Cultura Afro-Brasileira; Cultura Popular; Cultura Indígena; Design e Moda.

Nelli Tirelli
Assessoria de Imprensa