Jaconias lança Projeto de Melhoramento Genético da Bacia Leiteira

O prefeito José Jaconias da Silva e o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Weliton Duarte fizeram na quinta-feira (01.04) o lançamento do Projeto de Melhoramento Genético da Bacia Leiteira. A reunião foi na Escola Agrícola Ulisses Guimarães com a presença de pequenos produtores de leite daquela região.

Aos produtores Jaconias disse que o Município demonstra com o projeto o interesse em melhorar as condições de rentabilidade no campo. Lembrou que desde o ano passado o Governo Júlio e Jaconias vem promovendo ações como a missão que foi a Minas Gerais conhecer projetos de sucesso no ramo, e também a construção da Unidade Demonstrativa do Projeto Mais Leite.

“Estamos investindo porque é possível produzir mais, é possível ter mais renda e o Poder Público quer influenciar decisivamente neste processo agora a partir da inseminação artificial”, afirmou Jaconias ao explicar que o projeto começa atendendo apenas as comunidades do entorno da escola agrícola, mas que em breve será expandido.

De acordo com o veterinário do Município Rodrigo Lopes o rebanho leiteiro atual gera baixa produtividade. “Hoje o gado não tem raça definida, e muitos produtores utilizam raça de corte na produção leiteira. È uma realidade que será totalmente modificada com a introdução das raças Jersey, Gir, e Holandês, que são próprias para a produção do leite”, conta.

Pelo projeto o Município fornecerá o sêmen e o profissional que realizará a inseminação. O objetivo é direcionar o rebanho através do melhoramento genético para raças leiteiras. Além disso, a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento oferecerá suporte técnico para manejo alimentar, ampliando as condições de produção.

INSEMINAÇÕES EM MAIO - As inseminações serão realizadas no mês de maio. Cerca de 30 pequenos produtores serão beneficiados nesta fase. Na primeira etapa do projeto as inseminações serão realizadas apenas em propriedades das comunidades Córrego das Pedras, Bandeirantes, Pé de Galinha Linha 11, Linha 12, São José, Acampamento e Aterro.

Marcos Figueiró
Assessoria de Imprensa