Coleta Seletiva: Tangará da Serra é a primeira cidade do Estado a ter 100% de cobertura

A COOPERTAN – Cooperativa de Produção de Material Reciclável de Tangara da Serra-MT foi criada em 2005 em Tangará da Serra e visa congregar trabalhadores da coleta seletiva de materiais reaproveitáveis, para fins de geração de trabalho, renda e preservação do meio ambiente. Participaram da formação da cooperativa, além da Prefeitura, o Banco do Brasil, Unemat e a Sociedade La Comuna.

Em 2008, a Prefeitura Municipal, através do Samae, disponibilizou para os participantes da cooperativa um barracão, dando aos mesmos mais condições de trabalho. O local está localizado na saída para Deciolândia, próximo a chácaras ecológicas.

“A contratação da Coopertan pelo município através do Samae, foi mais um importante passo dado pela Prefeitura juntamente com a Cooperativa, pois essa parceria possibilitou recentemente a aquisição de um caminhão, que custou 60 mil reais aos cooperados, o que estará viabilizando com que a coleta seletiva se estenda para 100% das residências na área urbana da cidade.”, disse o prefeito em exercício, José Jaconias da Silva.

De acordo com o diretor do Samae, Jefferson Luis Lima da Silva, Tangará será a primeira cidade do Estado a atender todos os bairros com esse trabalho. “Aqui na nossa cidade, o meio ambiente é prioridade, por isso trabalhamos muito para a implantação deste projeto no município.”, disse o diretor do Samae, que completou ainda, “O contrato que a Prefeitura Municipal tem com a Coopertan passou de 3.500 reais para 19.500 reais mensal. “Tudo isso só foi possível através da lei federal 11.445/2007, que é a lei do saneamento básico, a qual possibilitou legalmente a contratação da cooperativa.”

Para comemorar essa conquista, um evento foi realizado na manhã desta terça-feira (02.03) em frente a Prefeitura Municipal. Inúmeras autoridades marcaram presença, dentre elas, o diretor da Sema, Alvino de Oliveira Filho, o presidente do Partido Verde, Silvio José Somavilla, os vereadores Aroldo Lima, Celso Ferreira, Celso Vieira, José Pereira Filho, Paulo Porfírio e Roque Fritzen, além de todos os secretários municipais.

A Coopertan Começou com 24 membros, hoje, 28 pessoas participam com expectativa de dobrar o número de cooperados até o final de 2010. Lembrando ainda que em 2005, essas pessoas trabalhavam no antigo lixão da cidade sem condições básicas nenhuma de saúde.

Ecoponto

Já em 2009, mais uma parceria entre Prefeitura Municipal através do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (Coopertan), foi possível se implantar o Ecoponto de pneus inservíveis. O objetivo é evitar que os pneus sejam deixados em terrenos baldios, acumulando lixo, água parada e contribuindo para a proliferação do mosquito da Dengue.
Esses pneus são recolhidos continuamente pela ANIP – Associação Nacional das Indústrias de Pneumáticos, que se responsabiliza em levá-los para a destinação final, ambientalmente adequada, com autorização e licença do IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. A coleta e transporte é realizada a cada 2.000 pneus pequenos (carros de passeio) e 200 pneus grandes (caminhão) recolhidos.

Nelli Tirelli
Assessoria de Imprensa