Jaconias visita áreas inundadas e decreta situação de calamidade pública

O prefeito José Jaconias decretou situação de calamidade pública nas áreas afetadas por inundações causadas pelas chuvas torrenciais. O decreto 36/10 foi assinado depois que ele visitou o Assentamento Antônio Conselheiro, local mais afetado, na tarde desta sexta-feira (12.02). A visita foi acompanhada pelo comandante da 3ª Companhia Independente dos Bombeiros Militar de Tangará da Serra, major BM José Carlos Barbosa.

“O Poder Público Municipal está presente no Assentamento. Estivemos no local e com base na análise da Defesa Civil decretamos a situação de calamidade pública, e estamos prontos para o atendimento às famílias que foram atingidas”, explica Jaconias.

No local uma equipe do Corpo de Bombeiros faz levantamento para verificar problemas e pessoas atingidas ou desabrigadas. Ao mesmo tempo, a Secretaria Municipal de Ação Social está em alerta para oferecer atendimento, abrigo ou alimentação.

“Estamos aguardando o resultado do trabalho dos Bombeiros, que continuam lá percorrendo o Rio Sepotuba e outros locais atingidos, mas o que pudemos perceber ao visitar o local é que foram grandes os estragos provocados pelas fortes chuvas”, explica Jaconias.

Outra conseqüência das inundações nas propriedades às margens do rio e seus afluentes, que inclusive fizeram transbordar a água sobre pontes, é a dificuldade para o tráfego de veículos, o que impede a locomoção e dificulta a retirada de famílias. Com a assinatura do decreto, o Município passa a ter crédito extraordinário para cobrir as despesas para o atendimento aos atingidos.

Marcos Figueiró
Assessoria de Imprensa