Prefeitura irá adquirir touros para melhoramento genético da bacia leiteira

Ao avaliar positivamente o resultado da visita de produtores tangaraenses a Minas Gerais, o prefeito Júlio César anunciou que a Prefeitura irá investir na aquisição de touros para o melhoramento genético da bacia leiteira de Tangará da Serra. Além disso, a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento irá reunir os produtores de leite para apresentar os sistemas já utilizados com sucesso pelos produtores mineiros.

“Vamos reunir os produtores por setor, apresentar as informações e os produtores que participaram da Missão a Minas estarão presentes e ajudarão a convencer nossos produtores de que, se quisermos aumentar a produtividade, melhorar a qualidade e o rendimento, as mudanças são necessárias e o caminho é este”, afirmou Ladeia.
A maior parte das mudanças não está relacionada diretamente a investimento de recursos, mas principalmente a alterações de hábitos ou implantação de novos sistemas. O desmame dos bezerros em até 60 dias, a implantação de sistema de piquetes de lotação rotacionada são exemplos disso. Outras mudanças requerem investimentos como a associação de pasto e complemento alimentar, e o melhoramento genético.

“A Prefeitura irá disponibilizar técnicos para o acompanhamento dos produtores e eles terão uma Programação Mínima de Compromisso a cumprir. Assim esperamos o melhoramento da pastagem, melhoramento do manejo, e na parte mais cara do investimento que é o melhoramento genético o Município irá entrar com a aquisição que faremos de touros para a produção de um rebanho meio sangue que seja produtivo e resistente ao nosso clima”, concluiu Júlio César.

Marcos Figueiró
Assessoria de Imprensa